terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tiago 5:17

Tiago 5:17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
ELIAS. Esta personagem bíblica era um homem de Deus, que tinha crédito diante do Senhor para exercer com sucesso seu ministério na terra. Neste caso ele é citado como alguém que fez oração a Deus por uma determinada causa, e o Senhor o respondeu conforme a sua palavra. Quando alguém acha graça diante do coração do Pai, sua oração não fica detida simplesmente pela esfera de alcance de sua fraca voz, mas sua petição rompe o infinito e chega diante de Deus, que o responde positivamente.

ERA HOMEM SUJEITO. Humanamente falando, Elias era igual a qualquer servo de Deus, estava sujeito às mesmas coisas que qualquer um de nós, com os mesmos sentimentos, com as mesmas limitações, e que passava as mesmas necessidades que qualquer outra pessoa de sua época. Lendo a sua história se percebe que ele viveu como qualquer dos outros profetas da história religiosa de Israel. Como pessoa era igual a qualquer outro, porem a diferença estava no seu ministério e na sua missão.

AS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS. Elias era sujeito também a passar as mesmas tentações que qualquer outro servo de Deus. Não era um super-homem, nem era melhor que ninguém, em termos de vontades e sentimentos. Viveu diante da possibilidade de pecar, de errar e falhar tal qual qualquer outro ser humano. Certamente convivia com a tendência humana de declinar para as paixões da carne e as concupiscências da vida. Se não fosse a misericórdia de Deus seria apenas mais um.

E ORANDO. A primeira lição que apreendemos neste texto é que o profeta Elias era um homem de oração, e com isso podemos entender o porque que ele foi tão usado por Deus para ser o profeta mestre, chamado pelos filhos dos profetas de pai. A oração também é sinônimo de adoração e de comunhão com Deus, e desta forma, quem desejar ter intimidade com o Deus poderoso, deve dedicar tempo a oração. Além do mais, a oração é um meio eficaz de se exercer o ministério de intercessão.

PEDIU QUE NÃO CHOVESSE. Certamente o autor se refere ao seguinte fato 1 Reis 17:1 - Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Efetivamente, aconteceu conforme fez a previsão o profeta de Deus e não houve inverno durante o período profetizado.

E TRÊS ANOS E SEIS MESES. Como se diz um ditado popular: Já não se tem mais profetas como antigamente. Neste tempo, a grande maioria da sociedade vivia da agricultura, da pecuária e das atividades do campo. Portanto, três anos e seis meses de seca era como se fosse uma verdadeira calamidade para a população, porque tais períodos de estiagens consumiam as economias e as reservas de alimentos do povo. Se hoje existem os programas sociais do governo, naquela época não tinha nada disto.

NÃO CHOVEU SOBRE A TERRA. Por mais que a tecnologia tenha se desenvolvido nestes últimos dias, mas os homens não podem fazer nada para manipular os fenômenos da natureza quanto à regularidade das chuvas. No entanto, Deus é quem tem o controle total sobre estes eventos, e ouvindo a palavra do profeta Elias, honrou a sua petição, cerrou os céus e a atmosfera, de tal forma que não choveu sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...