quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:23

1 Pedro 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
SENDO DE NOVO GERADOS. Este é o processo do novo nascimento descrito por Cristo Jesus em João 3:3-5 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Este novo nascimento é que produz a transformação necessária para que a pessoa passe a ser uma nova criatura, conforme aprendemos em 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. A isto se dar o nome de vida nova em Cristo Jesus.

NÃO DE SEMENTE CORRUPTÍVEL. O novo nascimento é diferente do nascimento natural, conforme disse Jesus: João 3:6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. Quando o ser humano crer verdadeiramente no nome de Cristo Jesus ele é gerado de nova para ser uma nova criatura, que é diferente do nascimento normal. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Esta semente corruptível diz respeito ao ato sexual entre o homem e a mulher, esperma e óvulo, fecundação.

MAS DA INCORRUPTÍVEL. O feito do novo nascimento ou nascimento de cima, conforme a vontade de Deus é fruto de uma fecundação espiritual, em que o ser humano é gerado de novo pela semente incorruptível. Esta semente é incorruptível porque nada a destrói, nada a mancha e nem degenera, ela nunca há de se acabar ou ser banida. Esta semente é eterna, disse Jesus: Passarão os céus e a terra, mais as minhas palavras não hão de passarem. Esta semente geradora do novo nascimento e do que resulta em uma nova criatura é eterna, assim como eterno é o seu interlocutor, que é Deus. Todo tipo de semente que há na terra se degrada, se desgasta e morre porque é corruptível, mas a semente da palavra de Deus não se desgasta nunca.

PELA PALAVRA DE DEUS, VIVA. Esta palavra de Deus a que se refere o escritor, diz respeito às boas novas do evangelho de Cristo Jesus, que fala sobre o conteúdo que delineia os padrões da nova aliança de Deus com a humanidade. São todas as referências contidas nas Santas Escrituras que falam sobre o Cristo de Deus e os seus ensinos para a sua igreja. A palavra do evangelho é viva e eficaz (Hebreus 4:12), isto porque ela tem o poder de transformar uma vida e fazer de um vil pecador uma nova criatura. Nenhuma matéria dos estudos seculares tem este poder de melhorar e transformar o caráter e a natureza de um ser humano, quanto a palavra de Deus.

E QUE PERMANECE PARA SEMPRE. As literaturas profanas, tanto religiosas quanto culturais são todas passageiras. Mas a palavra viva do nosso Deus permanece para todo o sempre. As ideologias sobre Deus e os seus planos sobre Cristo tem atravessado os séculos, e é sempre uma mensagem renovada para cada situação da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...