terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tiago 5:13-14

Tiago 5:13-14 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.
ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS AFLITO? ORE. Neste tempo, eram muitos os motivos que afligiam os seguidores do Senhor Jesus em todas as partes do mundo daquela época. Até porque, ser um discípulo de Cristo, no tempo da igreja primitiva, era sinônimo de ser perseguido, preso, ter os bens confiscados e até ser morto. Os judaizantes, bem como os líderes das demais religiões da época estavam enfurecidos contra os líderes cristãos, porque muita gente estava abandonando suas religiões pelo cristianismo.

ESTÁ ALGUÉM CONTENTE? Mesmo assim, havia também muitos motivos para que a igreja de Cristo vivesse alegre pelos muitos milagres que o Espirito de Deus estava operando no meio da comunidade cristã. Mesmo enfrentando tribulações e aflições, os seguidores do reino de Deus encontravam motivos para viverem contentes, isso porque servir a Cristo é a melhor opção de vida, mesmo que venham as dificuldades, porque a porta é estreita e o caminho apertado, mas vale a pena servir a Deus.

CANTE LOUVORES. De forma que, o conselho do escritor é de que nos momentos de alegria e contentamento que a vida cristã proporciona se deve aproveitar para cantar louvores ao nome de Cristo. “Cantar louvores” não é a mesma coisa que cantar qualquer música, como se faz nos dias de hoje. O verdadeiro louvor é aquele que exalta o nome de Deus e de Cristo, mostrando o que o Senhor é, e o que ele faz em prol do seu povo, tudo isso de acordo com a palavra de Deus e o evangelho de Cristo.

ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS DOENTE? O fato de alguém aceitar a Cristo como Senhor e Salvador não o torna imune as enfermidades que acometem a qualquer pessoa. Enquanto estivermos neste corpo físico estaremos sujeitos a sermos acometidos das doenças que estão espalhadas sobre toda a terra. A vantagem é que contamos com a proteção do Senhor para que as doenças não nos destruam, e quando somos acometidos por elas, o Senhor como médico dos médicos vem e nos cura.

CHAME OS PRESBÍTEROS DA IGREJA. A figura do “presbítero” na igreja primitiva tem uma função importantíssima, e a palavra em si, tem um significado bastante vasto no Novo Testamento, bem como sendo um pastor local, dirigente de uma determinada comunidade ou ainda supervisor de uma região ou grupo de igrejas. O presbítero tem este ministério de ungir as pessoas com azeite, e como é uma ordenança do evangelho de Cristo deve ser um critério do ministério da igreja de Cristo em todos os tempos, inclusive hoje em dia.

E ORE SOBRE ELE. Esta alguém acometido de algum tipo de enfermidade ou doença? O procedimento é que, mande chamar o presbítero da igreja, que deve se dirigir até a casa do enfermo, chegando lá, ele faz orações para que o Senhor venha a curar o doente por meio de um milagre, e o nome do Senhor ser glorificado por meio dele.

UNGINDO-O COM AZEITE EM NOME DO SENHOR. Os comentaristas bíblicos afirmam de que esta é uma ordenança apostólica para o ministério e que deve ser exercida também nos dias de hoje. Ungir com azeite era um costume na igreja primitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...