terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:11

2 Timóteo 1:11 - Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.
PARA O QUE FOI CONSTITUÍDO. A chamada de Paulo para ser um missionário cristão foi uma convocação divina. Isso pode ser lido em vários textos do Novo Testamento. Gálatas 1:1,11-12 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 2:8 - (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios). A pergunta é: Quem constituiu Paulo para o ministério? A resposta é: Jesus Cristo!

PREGADOR. Cristo nos chamou para sermos pregadores do seu evangelho. Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. No caso de Paulo, ele tinha uma missão importante de pregar as boas novas do evangelho no mundo gentílico, onde Cristo não era conhecido. Os demais apóstolos ficaram mais cuidando da igreja em Jerusalém e no país de Israel. Já Paulo foi um desbravador de campos missionários transculturais. Quando Cristo o chamou o constituiu como pregador do evangelho em todo mundo civilizado de sua época. E o Senhor Jesus o capacitou e o revestiu de autoridade na pregação e de habilidade para manejar bem a palavra da verdade. Sua pregação era sempre Cristocêntrica.

E APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também. Essa função eclesiástica no tempo da igreja primitiva tinha uma importância fundamental na vida de Paulo, até porque ele era fundador de igrejas e precisava consagrar novos ministros para administrarem as comunidades por ele fundadas, porque ele precisava partir para outras localidades em busca de pregar as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

E DOUTOR. Paulo foi constituído por Cristo, pregador, apóstolo e também doutor ou mestre. Ele era na realidade professor das Sagradas Escrituras, alguém que tinha o dom do ensino da palavra de Deus. Ele se destacava como mestre na explicação detalhada das provas Veterotestamentária de que Jesus de Nazaré era mesmo o Messias de Deus, prometido nas Sagradas Escrituras, e nas literaturas religiosas dos judeus. Porque o próprio Jesus dava sinais pelas suas realizações de que era o Emanuel de Deus, o Deus conosco. Mas os apóstolos usavam as Sagradas Escrituras como provas incontestáveis de que ele era o Messias.

DOS GENTIOS. O ministério apostólico de Paulo teve uma constituição específica e foi direcionado para anunciar as boas novas de Cristo aos gentios, ou seja, aos não Judeus. Na linguagem de hoje diríamos que ele foi constituído por Cristo como um missionário transcultural. A palavra “gentios” também diz respeito aos pagãos, que na época de Paulo seriam aquelas pessoas que não seguiam a legislação mosaica dos Judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...