segunda-feira, 8 de junho de 2015

Colossenses 4:17

Colossenses 4:17 - E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.
E DIZEI. Neste ponto de sua epístola o autor deixa de se dirigir a igreja como comunidade Cristã pertencente ao reino dos céus e se reporta diretamente a um dos seus companheiros de ministério, a quem ele chama também de companheiro de luta quando escreveu a Filemom. O motivo desta comunicação do escritor a Arquipo foi para lhe propor e ao mesmo tempo lembrar de que ele foi separado para o ministério a fim de exercer com sabedoria e dedicação o seu ministério.

A ARQUIPO. Provavelmente ele era o esposo de Áfia, a quem Paulo se refere em Filemom 1:2. eles que tinham uma grande importância para a igreja de Colossos. Especula-se que Arquipo era de Laudicéia e não de Colossos, seja de onde for, o certo é que ele tinha muita influencia onde morava, uma vez que protegia os cristãos dos ataques das autoridades romanas, permitindo que a igreja se reunisse em sua casa. Há quem diga que ele era um homem rico e influente, por isso que usava dos seus prestígios junto às autoridades para que os cristãos buscassem a Cristo em sua casa.

ATENTA. Ao que tudo indica, Arquipo estava sendo neste momento relapso para com a sua chamada ou por outros motivos estava se deixando esmorecer diante da responsabilidade para a qual foi comissionado para o ministério. Todavia, o apóstolo chama sua atenção para a importância da obra que ele tinha que executar em prol do reino de Cristo e da igreja do Senhor Jesus. Hã quem diga que ele era o obreiro local da cidade de Laudicéia ou de Hierápolis, o certo era que ele era ministro de Cristo.

PARA O MINISTÉRIO. É certo conjecturar de que Arquipo havia sido consagrado para o ministério pelo próprio apóstolo Paulo, como também comissionado a cumprir importante missão no campo missionário para ondo havia sido enviado. Não está claro qual seria de fato a função ministerial que este homem de Deus exercia, mas é correto afirmar de que ele era alguém que tinha uma chamada para a obra de Cristo e que o apóstolo o encorajava a cumprir fielmente, fazendo a vontade de Deus.

QUE RECEBESTES. O ministério de Arquipo não havia sido comprado, nem adquirido como moeda de troca por ser ele uma pessoa importante na igreja. Este receber nos faz pensar que ele havia buscado com dedicação e empenho e o Senhor vendo o seu esforço e desempenho, pela sua graça, o chamou e o consagrou para a missão de ministro do evangelho glorioso de Cristo. Tem muita gente comprando cargos.

NO SENHOR. Quando se diz que o ministério de um líder cristão é no Senhor, isso deixa-nos entender de que foi Cristo quem separou e consagrou tal ministro para sua obra e para o seu reino. Tem muitos ministros consagrados por grau de parentesco, por amizade ou ainda porque comprou com vantagens financeiras o cargo.

PARA QUE O CUMPRAS. Certamente Arquipo estava meio que enferrujado em suas funções ministeriais, razão porque o autor lhe exorta a que volte a exercer seu ministério com dedicação absoluta. Todos que são consagrados ao ministério, devem se esforçar o máximo para cumprir sua chamada com empenho e força total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...