terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:18

2 Timóteo 1:18 - O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu.
O SENHOR LHE CONCEDA. Mais uma vez o apóstolo expressa seu desejo de que o Senhor Jesus recompense e galardoe o seu amigo e ajudador Onesíforo pelos seus feitos em prol dele neste momento tão difícil de seu ministério e de sua vida em particular. Este Senhor a quem se refere o apóstolo diz respeito a Cristo Jesus nosso Senhor. Um dos textos mais claros sobre o Senhorio de Cristo se encontra em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

QUE NAQUELE DIA. Este dia sobre o qual Paulo escreveu, pode significar: O dia do arrebatamento da igreja, em que os que dormem em Cristo ressuscitarão em corpos incorruptíveis, e nós os que estivermos vivos seremos transformados, a encontrar o Senhor nos ares (1 Coríntios 15:52-53). Este dia, também pode ser o dia do julgamento dos salvos para serem galardoados que se encontra em 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Este dia também pode significar o dia da eternidade em que todos os remidos por Cristo entrarão no repouso eterno e vida eterna e plena de paz e bem-estar. Nenhuma destas três opções estão descartadas.

ACHE MISERICÓRDIA DIANTE DO SENHOR. Observa-se que o apóstolo neste momento não está muito preocupado com as coisas desta vida presente, mas em seu olhar de futuro e com uma perspectiva no destino eterno, ele vislumbra que o seu amigo, quando se encontrar com Cristo, receba o seu galardão por ter lhe ajudado sempre. Pelas suas convicções e esperança, ele sabia que um dia todos irão comparecer diante de Cristo. Uns para vergonha eterna e outros para serem galardoados e recompensados com a salvação e vida eterna. O apóstolo fala da misericórdia de Cristo sobre a vida de Onesíforo, porque sabe de que com a misericórdia na frente, o resultado é um destino eterno de felicidade plena em Deus.

E, QUANTO ME AJUDOU EM ÉFESO. O apóstolo faz lembrar a Timóteo dos serviços prestados a ele e o seu ministério por seu amigo e ajudador Onesíforo e sua família. Paulo esteve naquela cidade durante muito tempo e por muitas vezes, e quando lá estava ou chegava encontrava apoio de Onesíforo e de sua família. Como Paulo não aceitava ajuda financeira nem da igreja nem de pessoas é provável que seu amigo o ajudasse de outras formas. Quem sabe com estadia em sua casa para dormir ou até ficar por algum tempo. Pode ser também que o apóstolo esteja falando de ajuda ministerial, em acompanhá-lo em suas campanhas missionárias.

MELHOR O SABES TU. Timóteo, o filho na fé de Paulo era o líder da igreja de Éfeso na ausência do apóstolo. Com isso ele sabia e tinha conhecimento de tudo que acontecia naquela igreja, principalmente no tocante as atividades de Paulo e dos seus cooperadores. Podemos conjecturar que Paulo estava ainda que indiretamente recomendando a Timóteo, que também recompensasse a Onesíforo no seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...