terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:12

2 Timóteo 1:12 - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
POR CUJA CAUSA PADEÇO TAMBÉM ISTO. O grande apóstolo dos gentios foi constituído pregador do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. E como missionário enviado por Deus a pregar sobre Cristo onde ele ainda não era conhecido, enfrentava oposição de todos dos lados, tanto dos Judeus seus compatriotas, que defendiam o judaísmo a qualquer custo. bem como dos líderes das seitas pagas. Como apóstolo escolhido e chamado pelo próprio Cristo, e não apoiado pelo grupo apostólico, tinha a oposição até mesmos das principais lideranças de Jerusalém. E como doutor ou mestre das Sagradas Escrituras, tinha que a todo momento combater contra os legalista Judeus e contra os mestres gnósticos que se infiltravam nas igrejas com seus ensinos heréticos e suas mentiras filosóficas.

MAS NÃO ME ENVERGONHO. Pelo contrário, Paulo se sentia privilegiado por fazer parte dos anunciadores das boas novas do evangelho de Cristo. Seu maior contentamento era ser um apóstolo comissionado pelo Senhor Jesus para fundar igrejas nas principais cidades do velho mundo de então. Com muita alegria em sua alma se dedicava completamente em expor de forma criteriosa as profecias messiânicas que já vaticinavam sobre a vinda do Messias de Deus. E comparando o que estava escrito das Santas Escrituras, com tudo que aconteceu com Cristo e o que estava acontecendo com o cristianismo, convencia os seus ouvintes e leitores de que Jesus de Nazaré era mesmo o Emanuel de Deus, que já estava previsto vir ao mundo.

PORQUE EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO. Esta é na realidade uma expressão de confiança no Deus que tudo executa em prol daqueles que nele esperam. Sua fé estava alicerçada nas promessas que o seu Deus havia lhe feito desde o primeiro momento de sua conversão e que vinham se confirmada dia após dia, e pelo que o Senhor vinha executando em seu favor. Com toda esta esperança depositada no Senhor Jesus, ele seguia exercendo seu ministério apostólico e sua missão aos gentios, tendo a convicção de que ninguém e nem nada podia lhe impedir de cumprir o seu ministério. Fosse diante do povo, dos opositores Judeus, dos mestres gnósticos, ou das autoridades romanas, não se sentia com medo de nada, porque sabia em quem tinha crido. Seu coração estava firme naquele que é dono do mundo e de sua vida.

E ESTOU CERTO QUE É PODEROSO. Quando ele diz: “estou certo”, ele está expondo seus sentimentos mais íntimos de plena confiança em Deus que era o seu defensor. Suas convicções não vacilavam no que já havia recebido de promessas da parte de Deus sobre o seu destino e futuro, ou porque não dizer sobre sua eternidade? Sabia desde já que o seu Deus era poderoso para fazer valer suas palavras já confirmadas em sua vida. Tanto para o tempo presente, como também na vida futura e eterna.

PARA GUARDAR O MEU DEPÓSITO ATÉ ÀQUELE DIA. O poder de Deus estava atuando e continuaria em plena execução para cumprir as profecias já feitas ao apóstolo dos gentios. Esse depósito que ele se refere diz respeito às promessas feitas por Deus a Paulo, conforme a sua fé e suas atividades em prol do evangelho de Cristo. “Até aquele dia” certamente ele está falando da volta de Cristo ou sua partida do planeta terra para estar definitivamente com o Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...