segunda-feira, 29 de junho de 2015

2 Timóteo 2:23

2 Timóteo 2:23 - E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
REJEITA. No texto anterior o apóstolo recomenda ao jovem ministro do evangelho de que fugisse das paixões da mocidade, e agora, ele exorta ao seu filho na fé, que rejeites aquilo que destrói e causa contendas dentro da igreja. Nem todos que frequentam as denominações são de fato convertidos de verdade, razão porque vez por outra ouve-se falar ou se ver brigas e discussões entre os seguidores do evangelho das boas novas. E por incrível que pareça, entre os ministros do evangelho.

AS QUESTÕES. Geralmente estas controvérsias entre os seguidores do reino de Deus são justamente por diferenças de opiniões, coisas simples que se fazem uma tempestade em um copo com água. No entanto, entre os que fazem parte do ministério são questões mais complexas, porque envolvem questões de cargos, posição e oportunidades, onde uns tentam passar outros para traz, por interesses pessoais de poder e influencia. Estas questões só prejudicam a obra de Deus.

LOUCAS. O autor chama estas questões de “loucas” porque chega a ser insanidade as ações de alguns, quando o poder sobe a cabeça, ao ponto de pensarem que são donos da igreja de Cristo, e com isso, para defenderem seus interesses pessoais, agridem com ações e palavras, os filhos de Deus e companheiros de ministério. Têm ministros do evangelho que partem para a irracionalidade quando se sentem ameaçados por outros, que buscam ocupar seus espaços e posições dentro da casa de Deus.

E SEM INSTRUÇÃO. As disputas, as contendas e as divisões por cargos, posição e privilégios dentro das igrejas não produzem nenhum tipo de proveito, nem edificação para o corpo de Cristo que é a igreja. Pelo contrário, só prejudica a obra de Cristo e o desenvolvimento da espiritualidade de cada um dos membros do corpo de Cristo. Quando si diz que estas questões não têm instrução é porque não serve para nada.

SABENDO QUE. O jovem Timóteo era um ministro do evangelho que foi bem instruído por sua mãe, sua avó e por Paulo em como agir inteligentemente como servos de Cristo. De forma que ele sabia, como também os seus opositores eram conscientes de que estas questões e disputas, não levariam a nada de bom. Não traria nenhum benefício para os envolvidos, nem muito menos para a obra de Cristo e sua igreja.

PRODUZEM. Mas o resultado era a produção de prejuízos e de perdas para os que estavam se levantando contra Timóteo, e para a igreja do Senhor Jesus. A preocupação do escritor era justamente no que poderiam chegar estas disputas loucas por cargos, posição e oportunidades. No final de tudo, muitos ficariam feridos, magoados, tristes, intrigados uns com os outros, divididos e prejudicados.

CONTENDAS. É triste ver que pessoas que ocupam posições de destaques na obra de Deus vivem a contender uns com os outros, em defesa dos seus territórios já conquistados, para não perderem seus privilégios e espaços. Quando sabemos que o mais importante é o bem-estar da igreja e o crescimento do reino de Deus. Os ministros do evangelho devem ser exemplos de união, mantendo sempre o vínculo da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...