terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:16-17

2 Timóteo 1:16-17 - O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.
O SENHOR CONCEDA MISERICÓRDIA À CASA DE ONESÍFORO. Diferente do texto anterior, onde Paulo desabafa sobre pessoas covardes que lhe deram as costas no momento que ele mais precisava. Agora, ele dedica o resto deste primeiro capítulo de sua epístola pastoral para reconhecer e agradecer os favores recebidos de um amigo leal que estava do seu lado neste momento tão difícil do seu ministério. O desejo do apóstolo era de que Deus recompensasse de forma misericordiosa a família de seu amigo Onesíforo pela sua disposição em ficar do seu lado e lhe prestar assistência em Roma. Onesíforo é um nome que combinava justamente com este homem que prestou benevolência a Paulo, quando este esteve preso em Roma, e o seu significado é: Aquele que proporciona benefício. Ele foi muito útil ao apóstolo.

PORQUE MUITAS VEZES ME RECREOU. Onesíforo ficou visitando a Paulo rotineiramente na prisão e acompanhando de perto seu julgamento. Quando o apóstolo diz que ele o recreou, ele quis dizer que o seu amigo o consolou todas as vezes que esteve presente com ele. Certamente, ele encorajava a Paulo de que ele estava apenas passando um momento difícil, mas que logo mais estaria de volta em suas atividades missionárias, levando as boas novas de Cristo por onde passasse. Na verdade era um momento de tristeza e até certo ponto de dúvida para o apóstolo se sairia desta com liberdade e com vida. E Deus usou Onesíforo para confortar a Paulo em seu aprisionamento. Fazendo jus ao nome que tinha, ele só ajudou ao apóstolo.

E NÃO TEVE VERGONHA DAS MINHAS CADEIAS. Diferente das lideranças religiosas de toda a Ásia, exemplificados nas pessoas de Figelo e de Hermógenes, que deram as costas a Paulo, por conta deste se encontrar preso na capital do império. Onesíforo não teve vergonha do apóstolo. Quando alguém estava preso e a disposição do estado romano, ninguém queria ter contatos com o prisioneiro para não ter problemas com as autoridades do império, até porque ter como inimigo Roma era sinal de perigo, perseguição e até morte. No entanto, Onesíforo, correu todos os riscos possíveis, mas não desejava agir com covardia, com seu amigo Paulo. Ele foi corajoso, destemido e valente, provando de que Paulo ainda tinha amigos leais.

ANTES, VINDO ELE A ROMA. Onesíforo era de Éfeso, mas deixou a sua cidade, viajou até a cidade de Roma para dar assistência a Paulo. Há quem diga que ele levou consigo toda a sua família para ficarem a disposição do apóstolo no que ele precisasse, é tanto que Paulo deseja que Deus abençoe e recompense não somente a Onesíforo, mas a toda a sua família. Conjectura-se que Onesíforo tenha feito tudo isso a pedido de Timóteo, seu líder religioso em Éfeso, haja visto que, Paulo pediu a Timóteo que ele não se ausentasse de Éfeso, por conta dos hereges que lá haviam.

COM MUITO CUIDADO ME PROCUROU E ME ACHOU. Tendo Onesíforo se deslocado até a capital do império, e lá chegando, fez toda a diligência para se encontrar com o apóstolo. Roma tinha uma infinidade de prisioneiros, por isso que foi uma tarefa difícil de encontra a Paulo. Mas por fim ele foi achado pelo seu amigo Onesíforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...