terça-feira, 2 de junho de 2015

Colossenses 4:10

Colossenses 4:10 - Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes instruções; se ele for ter convosco, recebei-o.
ARISTARCO. Esse nome significa “um líder exemplar”. Esse personagem aparece em várias referências bíblicas, como sendo um dos companheiros de ministério do apóstolo Paulo, e como discípulo deste aprendeu como ser um bom exemplo daqueles que vem a se tornarem ministros do evangelho de Cristo. Era um dos auxiliares de Paulo que não somente o ajudava pessoalmente, mas cumpria missões importantes de supervisor das igrejas que estavam na jurisdição do apóstolo Paulo.

QUE ESTÁ PRESO COMIGO. Essa expressão usada pelo escritor pode ser vista de pelo menos dois ângulos. Primeiro, pode ser que o apóstolo se refira as coisas espirituais, em que ele próprio afirmava ser prisioneiro de Cristo, ou seja, Aristarco era provido dos mesmos sentimentos que Paulo. Por outro lado, Aristarco realmente poderia está de fato encarcerado em uma prisão do estado juntamente com Paulo, seja de forma voluntária, o que era permitido, ou porque foi preso nas mesmas circunstâncias.

VOS SAÚDA. Em quase todas as suas correspondências, o apóstolo começa e termina com uma saudação de próprio punho, que funcionava como sua assinatura pessoal. Como também ele nominava as pessoas que estavam no momento com ele, principalmente os que eram seus amanuenses, ou seja, quem escrevia o que ele falava oralmente. Comumente a saudação nas igrejas gentílicas era graça e paz, como está no início das cartas do mesmo escritor. Para os judeus era shalom Adonai, ou paz de Deus.

MARCOS, O SOBRINHO DE BARNABÉ. No que diz respeito a este “Marcos” ao qual se reporta o autor, todos são concordes em aceitar de que se trata do mesmo escritor do segundo evangelho do Novo Testamento que leva o seu próprio nome. No início das missões realizadas pelo apóstolo, Paulo teve grandes discórdias com este também missionário chamado Marcos, mas que neste momento, tudo isso já havia sido superado. O fato de o autor citar a Barnabé como sendo parente de Marcos foi apenas para que ficasse bem claro qual era o Marcos, que era conhecido da igreja de Colossos.

ACERCA DO QUAL JÁ RECEBESTES INSTRUÇÕES. É bem provável que o autor esteja escrevendo sobre o mau estar que de princípio aconteceu entre ele e Marcos, mas que neste momento isso já havia sido superado de forma definitiva, e que agora o próprio Marcos era um dos seus amigos e cooperador na obra do evangelho. É correto afirmar então que, a igreja de Colossos já sabia como deveria receber Marcos.

SE ELE FOR TER CONVOSCO. É provável que Paulo soubesse da intenção de Marcos em visitar a igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, mas como não estava ainda confirmada esta viagem, o apóstolo abre a possibilidade disto não acontecer, quando ele condiciona ao “se”. Essa viagem estava sendo ainda planejada e programada para momentos posteriores, o que não se sabe se de fato aconteceu.

RECEBEI-O. Se tudo desse certo, e Marcos fosse ao encontro dos irmãos em Colossos, a igreja de Cristo naquele lugar deveria fazer uma boa recepção da chegada daquele homem de Deus. Esta colocação feita pelo escritor demonstra de que não havia mais querelas entre Paulo e Marcos, e que, portanto, tudo estava resolvido entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...