segunda-feira, 22 de junho de 2015

2 Timóteo 2:16-17

2 Timóteo 2:16-17 - Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto.
MAS EVITA OS FALATÓRIOS. Para Timóteo, o autor recomenda que ele maneje bem a palavra da verdade, até porque como ministro da igreja de Éfeso, ele precisava pregar o evangelho para os cidadãos daquela cidade, além é claro de ensinar as doutrinas cristãs aos seguidores de Cristo que já faziam parte da igreja local. Porem recomenda o apóstolo ao seu companheiro de ministério e filho na fé, que ele buscasse evitar falatórios com os hereges e inimigos do evangelho que apareciam em Éfeso.

PROFANOS. Geralmente, quando dois ou mais homens de Deus se encontram, buscam conversar sobre as coisas do reino de Deus e as coisas que são de cima, até para que um possa edificar o outro com a palavra de Deus e o que prevalece é justamente um diálogo sobre os mistérios de Deus. No entanto, quando os profanos se encontram, a tendência é se desbocarem sobre as coisas desta vida, sobre bens materiais, os prazeres carnais e não sobre as coisas da igreja de Cristo e do evangelho do reino.

PORQUE PRODUZIRÃO MAIOR IMPIEDADE. Os Judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os hereges das seitas pagãs, e os opositores do evangelho de Cristo, se infiltravam no meio da igreja do Senhor para gerarem confusão e tumultuarem a obra de cristo. O cuidado do apóstolo era para que os líderes do cristianismo, e no caso da igreja de Éfeso Timóteo, fosse vigilante, no sentido de não permitir que os inimigos do evangelho das boas novas tivessem espaço para semear suas heresias na igreja.

E A PALAVRA DESSES. Quem tinha experiência no evangelho de Cristo e conhecimento das doutrinas cristã da nova aliança, não se deixava enganar por esses hereges e opositores do reino de Cristo. Mas, a igreja em sua grande maioria é composta de pessoas simples da sociedade, e os novos convertidos são como meninos e adolescentes na fé, portanto, fáceis de se tornarem presas das palavras sedutoras e enganadores dos falsos mestres com seus discursos profanos e enganadores.

ROERÁ COMO GANGRENA. Essa palavra gangrena se refere ao câncer ou as enfermidades que causam úlceras no organismo humano e que não tinham cura e nem controle pelas ciências médicas da época, por isso se espalhava de forma incontrolável a ponto de causar grandes lesões no corpo de suas vítimas. As más conversações de qualquer membro da igreja de Cristo com os hereges tinham os mesmos efeitos espirituais negativos, na alma e no espírito dos que se deixavam enganar por eles.

ENTRE OS QUAIS SÃO HIMENEU. Uma outra referência a este mesmo personagem se encontra em 1 Timóteo 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. O que se sabe sobre este indivíduo é de que ele pertencia ao gnosticismo e que se opusera ao evangelho de Cristo em Éfeso.

E FILETO. Essa é a única referencia no Novo Testamento sobre essa personagem. Não é um nome próprio, mas sim um apelido e significa; aquele que se faz de amigo para subornar por meio de subterfúgio. O que era bem característico de um chefe gnóstico, que se infiltrava no meio da igreja para enganar os mais simples com suas filosofia religiosas do engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...