quarta-feira, 3 de junho de 2015

Colossenses 4:11

Colossenses 4:11 - E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.
E JESUS, CHAMADO JUSTO. O nome “Jesus” era bastante comum entre os Judeus, porque conforme o Hebraico era Joshua, que em tempos posteriores veio a ser chamado de Jeshua. Dentro das Sagradas Escrituras podemos encontrar várias pessoas com esse nome, tais como: Josué, que foi o sucessor de Moisés e que ajudou ao povo de Deus a conquistar Canaã, temos também Jesus, filho de Eliezer, que fazia parte da genealogia do próprio Cristo, ainda temos Jesus Barrabás, que foi solto quando da crucificação de Cristo, “Jesus de Nazaré”, e por último este Jesus do texto em foco.

OS QUAIS SÃO DA CIRCUNCISÃO. A circuncisão era uma pequena cirurgia feita no órgão genital do menino, intervenção que era feita ao oitavo dia do nascimento do recém-nascido. Este sinal entre os Judeus simbolizava o pacto feito entre Deus e Abraão para com os seus descendentes. O fato deste cooperador de Paulo ser da circuncisão, pode ter entre outros, pelo menos dois significado. Primeiro, porque este homem era um Judeu puro de raça, ou por outro lado ele era um cristão legalista que defendia a prática da circuncisão para os cristãos, mesmo convertido à nova religião.

SÃO ESSES UNICAMENTE. Não que Paulo só contasse com Jesus, chamado o justo e Marcos em sua companhia neste momento difícil de sua vida e ministério. O fato é que dos que faziam parte do judaísmo e que agora se converteram ao cristianismo, o apostolo só contava com esses dois. Como a perseguição era acirrada contra os seguidores do cristianismo, neste mesmo tempo, alguém deixar o judaísmo e passar a seguir o cristianismo era motivo de ter seus bens confiscados, ser preso pelas autoridades romanas e até morto pelos inimigos do reino de Cristo.

OS MEUS COOPERADORES. Marcos e esse Jesus, chamado o justo, (que não é o mesmo Jesus Cristo, o Messias) permaneceram juntos como cooperadores do ministério de Paulo. O fato é que neste momento, o apóstolo se encontra preso, com isso, a perseguição agora era contra os demais amigos e auxiliares de Paulo, que tentavam dar continuidade as atividades do apóstolo, que neste instante se encontrava impossibilitado de exercer seu ministério. Cooperador é ajudador também.

NO REINO DE DEUS. Essa expressão também pode ser compreendida como reino dos céus, e quer dizer: O domínio de Deus sobre tudo e sobre todos. A antiga aliança feita entre Deus e Abraão era um pacto nacionalista e exclusivista com os Judeus. Mas a nova dispensação ou nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo é individual e com todas as nações do mundo, e se baseia no evangelho das boas novas. Cristo tem implantado o reino de Deus na terra por meio de sua igreja que ele remiu.

E PARA MIM TÊM SIDO CONSOLAÇÃO. Muitos que até então davam a destra ao grande apóstolo dos gentios, agora, neste momento de prisão e aflição, davam as costa para o apóstolo. E é justamente nestes momentos que se descobre quem de fato é amigo ou não. O autor se sentia feliz e abençoado por ter e poder contar com a ajuda e o auxílio destes seus cooperadores, que não haviam lhe abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...