sexta-feira, 26 de junho de 2015

2 Timóteo 2:20

2 Timóteo 2:20 - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
ORA, NUMA GRANDE CASA. O escritor usa mais uma de suas metáforas para ensinar a Timóteo e a igreja de Cristo em Éfeso sobre os tipos de pessoas que fazem parte da comunidade cristã, não somente daquela época, mas de todos os tempos, inclusive dos dias atuais. A maioria dos interpretes do Novo Testamento concordam de que essa “grande casa” sobre a qual o autor se refere, diz respeito à igreja de cristo, com suas variedades de pessoas diferentes uma das outras, em caráter e personalidades.

NÃO SOMENTE HÁ VASOS. Esses vasos sobre os quais o apóstolo se reporta, dizem respeito aos utensílios domésticos que há em uma grande casa em que moram muitas pessoas. Poderíamos escrever sobre potes, jarros, pratos, colheres, mesa, cadeira, estante, sofá, televisor, geladeira, fogão, ar condicionador e etc. Na casa de Deus há também, pessoas que são usadas na oração como intercessores, no louvor, os pregadores da palavra, mestres, missionários e ministros do evangelho.

DE OURO E DE PRATA. Nos tempos mais remotos da antiguidade, eram comuns os utensílios domésticos serem confeccionados com ouro, com prata ou outros metais mais preciosos. No entanto, no uso diário das atividades domésticas eram usados os utensílios mais comuns e baratos, porem, nos eventos festivos e nos dias de comemorações eram utilizados os objetos mais valiosos, como efeito de honra tanto do dono da casa, quanto dos convidados e visitantes, em demonstração e respeito.

MAS TAMBÉM DE PAU. Os utensílios feitos de madeira tinham grande utilidade pelos menos afortunados da sociedade, porque era de fácil acesso para os mais pobres, o que fazia a separação social entre os que eram mais ricos e os necessitados. Praticamente todos os objetos de um lar das classes mais pobres dos povos antigos eram feitos de madeira, por isso que eram comuns as carpintarias e serrarias. O vaso de pau na igreja, certamente representa aquele de tem pouco destaque na igreja.

E DE BARRO. Da mesma forma eram os objetos feitos de barro pelos mais pobres ainda da sociedade, isso porque, o barro é um produto que está disponível para qualquer pessoa, mesmo os mais carentes da sociedade. Os utensílios de barro se desgastam com mais facilidade e se quebram fáceis. É provável que represente os mais débeis na fé, bem como aqueles que se desviam da verdade por qualquer motivo.

UNS PARA HONRA. A utilização do vaso e o seu valor econômico era que determinava se ele era usado para honra ou não. Os mais ricos da sociedade usavam seus objetos de ouro, prata ou metais preciosos numa demonstração de poder econômico. Na igreja, os que são usados na obra para glória do nome de Cristo é que são vasos de honra. Esses são usados pelo Espírito de Deus para serviços importantes na edificação da igreja do Senhor Jesus.

OUTROS, POREM, PARA DESONRA. Convidar a alguém nos tempos antigos e usar utensílios de madeira ou de barro era uma desonra e falta de respeito da parte do anfitrião da casa para com seu convidado. Estes vasos de desonra, certamente representam aqueles que envergonham o evangelho de Cristo dentro das igrejas, são aqueles que estão infiltrados no meio do povo de Deus com segundas intensões, para tirarem proveito do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...