sábado, 6 de junho de 2015

Colossenses 4:14-15

Colossenses 4:14-15 - Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.
SAÚDA-VOS LUCAS. Este Lucas a quem se refere o autor diz respeito ao escritor do terceiro evangelho, que leva o seu próprio nome, além do livro histórico do Novo Testamento chamado Atos dos apóstolos. Como escritor ele foi usado por Deus para compor em torno de quarenta por cento do novo testamento, até superando o próprio apóstolo Paulo com suas muitas cartas ou epístolas. Estudos criteriosos dos seus escritos demonstram que era um homem dotado de muita saber e cultura.

O MÉDICO AMADO. Conforme a tradição cristã e o que se pode traduzir por essa colocação feita por Paulo, Lucas tinha como profissão a medicina. Disto tiramos a conclusão de que o Senhor Jesus chama para o seu reino e glória pessoas de todas as classes sociais, inclusive os mais conceituados dentre todos. Aprendemos ainda que para o Dr. Lucas, o reino de Deus era mais importante que todas as coisas, uma vez que ele deixou de ganhar dinheiro com sua profissão para servir a Deus e a igreja.

E DEMAS. Esse é um nome de origem pagã, porque certamente seus pais e antepassados eram seguidores do Politeísmo. Certamente seus pais lhe consagraram quando ainda na mais tenra idade a deusa da agricultura ou terra-mãe dos idólatras e das culturas pagãs. O Novo Testamento se reporta pouco sobre este personagem, mas que neste texto ele estava na companhia de Paulo, em Filemom ele aparece como cooperador no ministério, e em 2 Timóteo diz que ele se desviou e foi para o mundo.

SAUDAI AOS IRMÃOS. A saudação entre o povo de Deus era comum no tempo da igreja primitiva, costume esse que permanece até os dias de hoje. Geralmente a saudação entre os judeus era “Shalom Adonay”, ou seja a paz de Deus. Já a saudação nas igrejas gentílicas era: A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ou simplesmente Graça e paz, simbolizando a salvação pela graça e a paz pela reconciliação entre Deus e os homens por intermédio de Cristo Jesus, nosso Redentor.

EM LAODICÉIA. Esta cidade ficava a dezesseis quilômetros de Éfeso, e fazia parte do círculo de cidades importantes da Ásia Menor para as quais igrejas o escritor do Apocalipse escreveu suas cartas. Laodicéia quer dizer: Justiça do povo, dando a entender que naquela cidade prevalecia um governo democrático. Tomamos conhecimento por meio da carta do Apocalipse que esta igreja estava passando por momentos de mornidão espiritual ou dificuldade para sobreviver diante do mundo pagão.

E A NINFA. Não se sabe se este apelido se refere a uma mulher ou a um homem, mas é certo se dizer que era uma pessoa que morava em Colossos e que exercia papel importante para a igreja de Cristo naquela cidade, também em Laodicéia e em hierápolis.

E A IGREJA QUE ESTÁ EM SUA CASA. Pelo que se conhece da história do cristianismo em seus primeiros séculos de existência, até o ano de 312 de nossa era cristã, não era permitido pelo império romano à construção de igrejas ou templos dedicados ao cristianismo. Pelo contrário, os judeus e principalmente as autoridades do império romano começaram as perseguições contra a igreja, desde o tempo de Cristo até o governo do imperador Constantino, quando houve o casamento do Estado romano com a igreja cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...