terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:8

2 Timóteo 1:8 - Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus.
PORTANTO, NÃO TE ENVERGONHES. No texto anterior, o apóstolo havia escrito a Timóteo para que ele se sentisse forte na defesa do seu ministério. Agora, ele aconselha seu filho na fé para que não tenha vergonha de ser um jovem ministro do evangelho, nem mesmo diante de qualquer autoridade eclesiástica, que visitasse a igreja de Éfeso, onde Timóteo era um líder. Conforme nos informam os comentaristas bíblicos, a igreja de Éfeso era grande e importante, por isso que até mesmo apóstolos de Jerusalém visitavam aquela igreja. Com isso Timóteo, na ausência de Paulo, se sentia inferior, Portanto, ficava meio que tímido nestas situações.

DO TESTEMUNHO DE NOSSO SENHOR. Esta é uma linguagem bem própria para falar a respeito do evangelho de Cristo. O testemunho de Cristo são as boas novas de Deus falando sobre tudo que envolve a pessoa bendita do seu Filho Jesus. O testemunho de nosso Senhor descreve a vinda do Messias de Deus, por meio do homem chamado Jesus de Nazaré, cumprindo as profecias que Deus havia feito por meio das Sagradas Escrituras. O testemunho de Cristo nos fala sobre a salvação e vida eterna, que foi possível mediante o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Paulo escreveu: não tenha vergonha do evangelho de nosso Senhor.

NEM DE MIM, QUE SOU O PRISIONEIRO SEU. É provável que as prisões de Paulo por ser um missionário do reino de Cristo fossem motivos de escárnio entre os seus opositores e dos seus cooperadores no evangelho. Certamente, Timóteo estava sendo diminuído pelos hereges da igreja de Éfeso por conta de ter sido consagrado por Paulo, que no momento não estava presente. A verdade é que existiam muitos outros ministros do evangelho querendo tomar o lugar de Timóteo na igreja de Éfeso e sua posição de supervisor das igrejas da Galácia. Mas o apóstolo solicitava que Timóteo não tivesse vergonha dele, que já havia até sido preso por amor a Cristo.

ANTES, PARTICIPA DAS AFLIÇÕES DO EVANGELHO. Em vez de ter vergonha do seu pai na fé, Paulo pede que Timóteo fosse participante, se necessário, das mesmas coisas que ele já havia passado por causa do evangelho. O que Paulo quis dizer? Olha Timóteo, se você tiver que passar por aflições, tribulações e prisões por ser um ministro do evangelho, consagrado por mim, não tenha vergonha disto, porque eu que sou o seu pai na fé já passei por tudo isso. O discípulo deve seguir o exemplo do seu mestre.

SEGUNDO O PODER DE DEUS. O ministério de Timóteo foi consagrado por Paulo, mas tinha sido de conformidade com profecias da parte de Deus. Ele tinha o dom de Deus sobre sua vida e seu ministério. O que ele fazia e executava era segundo o poder de Deus. Com isso ele não deveria temer quem quer que fosse. Nem as autoridades de Jerusalém, nem os Judeus legalistas e nem os falsos mestres gnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...