2 Timóteo 2:13 - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
SE FORMOS. Este “se” não é acusativo, mas sim, condicional. O que o autor esperava do seu amigo e companheiro de ministério, Timóteo era de que ele fosse fiel a sua chamada como embaixador do reino de Deus para cumprir missões importantes na evangelização dos que ainda não conheciam a Cristo, como também para com o cuidado com a igreja da qual ele era seu administrador. Porem, como ninguém está imune aos reveses, mesmo que por um acaso, Timóteo voltasse atrás em sua missão, isso não mudaria a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas em sua vida e ministério.
INFIÉIS. Se formos infiéis. Paulo se inclui em sua colocação para não ser taxativo com seu companheiro de ministério, porque se ele quisesse ser mais duro com seu amigo, ele teria dito: Timóteo, ainda que você seja infiel, Deus permanece fiel. Neste caso, no tocante a Timóteo, ser infiel seria abandonar o plano de Deus em sua vida no cumprimento de sua missão como administrador da igreja de Éfeso neste período. Paulo tinha designado a seu filho na fé, Timóteo para que cuidasse daquela igreja por um determinado tempo, porem, as pressões internas e externas o estavam fazendo recuar. O apóstolo esperava que Timóteo fosse fiel a ele e também a Deus.
ELE PERMANECE. “Ele” se refere a Deus que não muda. Com isso, o autor tranquiliza seu amigo e companheiro de ministério sobre o comportamento de Deus em relação ao que ele é em essência e atributos. As fraquezas e as imperfeições dos seres humanos não interferem no que o Senhor representa em si mesmo. O que Deus planeja fazer ou executar, o homem por meio de suas instabilidades não muda o cronograma das realizações do Todo-poderoso. Tudo que o Deus Criador pensa em prodigalizar ele com fidelidade põe em prática, porque tem poder para fazer isso.
FIEL. A fidelidade de Deus é de fato indiscutível e as Sagradas Escrituras comprovam isso. Deus não é o homem para que minta, e tudo aquilo que ele fala tem capacidade e autoridade para fazer cumprir. Todas quantas promessas são feitas por Deus, tem seu amém em Cristo Jesus, até porque quando Deus se interpõe com juramento é porque ele tem poder para fazer muito além do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que em nós opera. A fidelidade de Deus está baseada na verdade suprema de que ele é Deus único e verdadeiro que garante sua integridade, seu caráter e nome.
NÃO PODE NEGAR-SE. Seria um caos sem proporções a autonegação do que Deus é em essência. A mutabilidade e vulnerabilidade do ser humano não lhe dar o direito de ser firme em seus propósitos, até porque a fragilidade do homem o denuncia. No entanto, quanto a Deus é totalmente diferente dos seres humanos, porque o Senhor é o que é por si mesmo, e não depende de outros fatores para ser o que realmente é. Deus não pode negar quem ele é porque seus atributos, qualidades e atos o fazem ser quem ele é. De forma que Deus é Deus independente do que é o homem.
A SI MESMO. A essência de Deus por si próprio diz quem ele é, e o que ele faz, e como ele age, em seus atos de comprovação de sua existência. Pela sua Onipotência criou todas as coisas, pela sua Onisciência administra todas as coisas por ele criadas, e pela sua Onipresença age de forma benevolente para com a sua criação por inteira, isto porque ele está em todos os lugares ao mesmo tempo.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.