domingo, 21 de junho de 2015

2 Timóteo 2:15

2 Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
PROCURA. Paulo era o mais honrado líder cristão da igreja de Cristo no mundo gentílico desta época, portanto, tinha autoridade para exortar seu companheiro de ministério ou qualquer outro sobre como ser um verdadeiro ministro do evangelho de Cristo Jesus. Ser um obreiro da igreja de Cristo e ministro do evangelho das boas novas requer um grande esforço e perseverança por parte de quem é chamado para tal ofício, razão porque o autor recomenda a Timóteo que ele procure ser assim.

APRESENTAR-TE. Isso nos ensina sobre o modo como cada um dos ministros do evangelho se porta como representante do reino de Cristo diante da responsabilidade que lhe é imposta na obra de Deus e na administração eclesiástica das igrejas locais. O obreiro precisa assumir suas responsabilidades diante do cargo que ocupa na obra do evangelho e com dignidade honrar sua posição como embaixador do reino dos céus na terra. O seu testemunho é o que conta diante de Deus, da igreja e da sociedade.

A DEUS. Em nossos dias, ao que tudo indica, essa recomendação entrou em desuso, uma vez que os chamados ministros procuram fazer e tudo para diante das convenções ganharem posições diante uns dos outros e não diante de Deus. Procura-se por meio de artifícios humanos galgarem cargos, usando da bajulação, da barganha e da compra de cargos, em vez de serem efetivamente aprovados por Deus. De que adianta ser aprovado pelos homens e reprovados por Deus?

APROVADO. O ministro aprovado por Deus não é aquele que é endeusado pelas massas, mas sim, aquele que com humildade e simplicidade busca atribuir toda honra e todo glória a Cristo. O obreiro pode ser aprovado pela grande maioria, mas diante de Deus ser reprovado, porque suas intenções frente à obra da igreja não são legítimas, isso porque busca mais se esforçar pelos seus interesses pessoais, do que os dignos interesses pelas coisas que são de cima e o bem-estar da igreja de Cristo.

COMO OBREIRO. Neste caso, obreiro é aquele que está de fato envolvido com a pregação do evangelho das boas novas, como também aqueles que se envolvem diretamente com o discipulado ou ensino das doutrinas cristãs na igreja do Senhor Jesus, além é claro, e principalmente, aqueles que estão envolvidos com a administração eclesiástica das igrejas locais. Todos estes precisam se destacar diante de Deus como alguém que de forma legítima e sincera fazem a obra de Cristo.

QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR. O bom testemunho de um obreiro da casa de Deus é muito importante para o povo de Deus, até porque muitos se espelham no seu exemplo de vida para seguirem o caminho do evangelho. Alguém que olha para um ministro do evangelho tem que ver nele um representante de Cristo.

QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. É inadmissível que um ministro do evangelho seja despreparado para o ensino da palavra de Deus e a pregação do evangelho das boas novas. Hoje são inúmeros os meios que dá ao obreiro a possibilidade do seu desenvolvimento e crescimento no conhecimento da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...