terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:4-5

2 Timóteo 1:4-5 - Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo. Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
DESEJO MUITO VER-TE. É provável que Paulo estivesse em Corinto quando escreveu esta epístola ao seu filho na fé Timóteo. Ficamos sabendo que Timóteo desejava mesmo era estar com Paulo nesta sua viagem, mas o próprio apóstolo exortou ao seu filho na fé para que ficasse em Éfeso, cuidando das atividades da igreja e combatendo as heresias que os legalistas judeus e os gnósticos tentavam infiltrar naquela comunidade cristã. Todavia, o coração do apóstolo estava anelante para reencontrar com Timóteo, a fim de matar a saudade e se alegrar juntamente com ele. Paulo era muito cuidado nisto.

LEMBRANDO-ME DAS TUAS LÁGRIMAS. Timóteo era um daqueles servos de Cristo que chorava com facilidade. Certamente, sempre que sentia a presença de Deus pelo Espírito santo, chorava de alegria, e não de tristeza. Ao dobrar os seus joelhos e começar a clamar a Deus em oração se derretia na presença do Senhor. Consequentemente suas pregações eram regadas com lágrimas, ao se referir ao sacrifício de Cristo pelos seus pecados e de toda a humanidade. Paulo dizer que Timóteo era um cristão chorão, fala também do seu sentimento de humildade e simplicidade em servir ao reino de Deus.

PARA ME ENCHER DE GOZO. Os relatos a que se referem a Paulo e Timóteo nos faz saber que Timóteo era um dos acompanhantes de Paulo em suas viagens missionárias. Com isso eles passaram muitos momentos juntos na presença de Deus. E como Timóteo era um daqueles servos de Cristo bem fervoroso, sempre que estava orando ou falando das coisas de Deus juntamente com Paulo, se enchia da presença do Espírito Santo. É certo dizer que Paulo muitas vezes se encheu também deste mesmo gozo do Espírito santo, quando estava perto de seu filho na fé Timóteo. A alegria de um passava para o outro.

TRAZENDO À MEMÓRIA A FÉ NÃO FINGIDA QUE EM TI HÁ. A fé de Timóteo era verdadeira. Ele exercia sua confiança em Deus e em Cristo da forma mais pura possível. A hipocrisia não fazia parte da sua vida cristã. A fé fingida é aquele tipo de crença artificial, dos que vestem a capa da religiosidade, mas que no fundo, no fundo são ateus práticos. A fé fingida é aquele tipo de vida religiosa baseada em ficção e não na realidade. As denominações estão cheias, mas de pessoas vazias da fé genuína, que nos enche de esperança para a eternidade, e não apenas para o aqui e agora.

A QUAL HABITOU PRIMEIRO EM TUA AVÓ LÓIDE, E EM TUA MÃE EUNICE, E ESTOU CERTO DE QUE TAMBÉM HABITA EM TÍ. Ao que tudo indica, o evangelho pregado por Paulo, primeiro alcançou a avó de Timóteo, Lóide. Depois chegou também a sua mãe Eunice. E por fim alcançou o jovem Timóteo. Lóide era uma mulher israelita, mas que veio a se converter ao cristianismo. Eunice, significa, “vitoriosa”, também era judia, mas que se decidiu seguir a nova religião de sua mãe. E Timóteo por ter sido criado em um lar cristão, seguiu as pisadas de sua mãe Eunice. Timóteo era um homem de fé pura e verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...