terça-feira, 9 de junho de 2015

Colossenses 4:18

Colossenses 4:18 - Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco. Amém.
SAUDAÇÃO. Conforme temos exposto abundantemente em nossos comentários, a saudação é um costume antigo dos tempos mais remotos da humanidade, o que não poderia deixar de fazer parte da tradição dos hebreus. No caso dos judeus, a saudação era Shalom Adonai, ou seja, a paz de Deus. Já a saudação entre membros das igrejas do mundo gentílico era, graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo. E estes costumes foram sendo transferidos também para as correspondências e escritos.

DE MINHA MÃO. Paulo foi usado pelo Espírito de Deus para escrever muitas cartas do Cânon do Novo Testamento, no entanto, a maioria de suas cartas foram ditadas por ele e escritas por alguém que o acompanhava, o que pode ser chamado de amanuense ou ainda escriba. Todavia, no final de tais cartas ou epístolas, tinha como que a assinatura do apóstolo como sinal de veracidade, ou autenticação própria. Até porque neste tempo era comum, alguém escrever em nome de outra pessoa.

DE PAULO. O apóstolo se tornara um dos principais líderes do cristianismo no mundo gentílico, assim como a maioria dos apóstolos originais dedicaram seus ministérios ao povo judeu. Paulo teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus na estada de Damasco, quando prosseguia em perseguir, prender e até concordar em matar os seguidores de Cristo. Porem, sua chamada foi específica para levar o evangelho das boas novas, aonde Cristo ainda não era conhecido, as nações gentílicas do mundo.

LEMBRAI-VOS. O apóstolo não era conhecido de vista dos seus leitores, mesmo sendo ele indiretamente o responsável pela expansão do evangelho de Cristo naquela região, e mais especificamente em Colossenses, Laudicéia e Hierápolis. Mesmo não sendo Paulo o fundador da igreja de Colossos, todavia, ele conhecia a história daquela igreja bem como eles também sabia de tudo que acontecia com o apóstolo e seu ministério. Todas as atividades de Paulo, os colossenses sabiam de tudo.

DAS MINHAS PRISÕES. Não se sabe ao certo a que prisão o autor se refere neste ponto de sua carta, porque o documentário não nos afirma se Paulo estava preso em Éfeso, Roma ou em outra cidade. As tradições cristãs nas chegam com a certeza de que como principal líder do cristianismo deste tempo, o apóstolo teve que enfrentar vários momentos de aprisionamentos. Em um outro momento, nesta mesma carta, o escritor solicita as orações da igreja para que ele seja solto desta prisão.

A GRAÇA. Há quem diga que este momento na vida do escritor era de profunda perturbação e terrível agitação, ao ponto dele esquecer-se de colocar, como de costume, a palavra paz, coisa que havia fugido completamente de sua mente. No entanto, o autor lembra de desejar que a graça de Deus fosse efetivamente sobre eles.

SEJA CONVOSCO. AMÉM. Os cuidados do apóstolo eram para que a igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos continuasse desfrutando da graça de Deus em Cristo Jesus. Ao mesmo tempo em que ele lembrava aos seus leitores, que eles não eram merecedores dos favores de Deus, mas que pelo sacrifício de Cristo, isso foi possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...