terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:9

2 Timóteo 1:9 - Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.
QUE NOS SALVOU. O evangelho poderoso de nosso Deus, que nos salvou. Paulo se inclui juntamente com Timóteo e os gentios, como sendo alcançados por este evangelho libertador do Deus eterno. A proposta e o programa de salvação oferecidos por Deus em Cristo pelo evangelho prometem a salvação e a vida eterna. A lei de Moisés em sua essência tem uma proposta mais voltada para esta vida presente na terra, enquanto que o cerne da mensagem do evangelho de Cristo é vida eterna, vida abundante para todo o sempre, com felicidade plena para todos aqueles que dela forem participantes. O foco de luz na mensagem do evangelho é a glória da salvação.

E NOS CHAMOU COM UMA SANTA VOCAÇÃO. Esta chamada de Deus na vida dos remidos trata da manifestação do poder misericordioso de Deus em Cristo. Esta chamada envolve a escolha de Cristo em nossas vidas. João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Neste processo há uma intervenção direta do nosso Deus. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele e não nós, que nos fez povo seu, e ovelhas do seu pasto. No caso de Timóteo, para quem Paulo escreveu, o apóstolo faz lembrar ao seu filho na fé, que ele havia sido chamado por Deus para uma santa vocação. Neste tempo, o ministério era uma vocação, não como hoje, que na maioria dos casos é mais uma profissão do que uma missão.

NÃO SEGUNDO AS NOSSAS OBRAS. Este tema da chamada para a salvação em uma santa vocação, não envolve méritos humanos. A antiga aliança era uma proposta condicional, onde as promessas da lei se cumpriam se do lado humano, houvesse absoluta fidelidade aos preceitos da legislação de Moisés. Com isso, os Judeus até certo ponto barganhavam com Deus em exigirem cobranças do Senhor por alguma coisa por merecimento. Na nova aliança, a proposta não é baseada em obras boas e certas dos seres humanos, mas sim na graça salvadora de Deus por meio de Cristo.

MAS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. E qual é o propósito desta chamada para a salvação em uma santa vocação? É que a nova aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Filho Jesus, traz em sua essência um programa irrecusável de salvação e vida eterna. Onde os seres humanos entram apenas com a fé e Deus entra com o restante para proporcionar vida eterna para todos que creem. Efésios 2:8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.

E GRAÇA QUE NOS FOI DADA EM CRISTO JESUS, ANTES DOS TEMPOS DOS SÉCULOS. Esta graça salvadora só é possível por meio de Cristo Jesus. Até porque o nome Jesus quer dizer: “salvador”. Como Messias de Deus, ele veio justamente para salvar os homens dos seus pecados. E quando se fala sobre Cristo, está se falando sobre alguém que foi sacrificado em nosso lugar. Tudo isto desde a eternidade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...