quinta-feira, 18 de junho de 2015

2 Timóteo 2:11-12

2 Timóteo 2:11-12 - Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos. Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará.
PALAVRA FIEL É ESTA. O autor chama a responsabilidade dos seus leitores (principalmente o destinatário desta carta, no caso Timóteo) para o que ele passa a lhes escrever que é de fundamental importância para o destino eterno daqueles que confessam a Cristo como Senhor e Salvador. É provável que o apóstolo se refira também ao conteúdo desta epístola, como sendo uma palavra fiel e digna de toda aceitação. E que todas as recomendações repassadas a Timóteo são verdadeiras.

QUE, SE MORREMOS COM ELE. Este morrer com Cristo nos fala sobre a mudança de vida pela qual deve passar todos àqueles que confessam o nome de Cristo. Tanto o judaísmo, quanto as demais religiões da época da igreja primitiva, afirmavam e defendiam de que as pessoas precisavam permanecer em suas religiões tradicionais para alcançarem a salvação. Todavia, o cristianismo defendido por Paulo exigia mudança de vida, de atitude e tudo o mais, o que o evangelho chama de conversão.

COM ELE TAMBÉM VIVEREMOS. Ser uma nova criatura, mudar de vida, nascer de novo conforme o evangelho da transformação, ser regenerado em uma nova criatura, se arrepender verdadeiramente dos pecados, exercer a fé que faz tomar o novo rumo, buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima são condições para uma nova vida em Cristo Jesus. E tudo isso resulta em vida eterna, vida abundante, vida plena eternamente na presença do Deus que é vida e luz.

SE SOFREMOS. O que Timóteo estava passando por ser um ministro do evangelho de Cristo e por fazer a obra do reino dos céus, não era nada comparado ao que Paulo já havia passado o que ele estava passando (pois estava preso por amor a Cristo) e muito menos com o que o maior líder e fundador do cristianismo havia passado, Cristo Jesus, o Cordeiro da expiação. Se Cristo teve que passar tantas perseguições até ser morto por amor a sua igreja, quem segue seu exemplo não está imune as perseguições.

TAMBÉM COM ELE REINAREMOS. Se alguém, seja Timóteo , Paulo, ou qualquer outra pessoa tiver que passar por algum tipo de aflição, tribulação, perseguição, prisão ou morte por amor a Cristo e por defender o evangelho da verdade recebe a promessa de herdar a vida eterna e reinar com Cristo. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Cristo vai reinar mil anos sobre a terra e com ele os seus escolhidos.

SE O NEGARMOS. Neste tempo, havia uma pressão muito grande contra os cristãos para que negassem a Cristo e as verdades sobre ele contidas no evangelho das boas novas. E os ministros estavam sendo pressionados a abandonarem a obra de Cristo. Timóteo por exemplo, estava passando perseguição por ser o líder da igreja de Cristo na cidade de Éfeso.

TAMBÉM ELE NOS NEGARÁ. Paulo recomenda a seu amigo Timóteo que não era momento de recuar do seu ministério. Porque isso anularia toda a obra que ele havia feito em prol do evangelho e da igreja de Cristo. Não podemos ter vergonha de Cristo nem tão pouco do seu evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...