terça-feira, 23 de junho de 2015

2 Timóteo 2:18

2 Timóteo 2:18 - Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
OS QUAIS. O autor se refere à Himeneu, a Fileto e a todos os que se levantaram na igreja de Éfeso contra os princípios doutrinários do cristianismo. Os inimigos do evangelho da verdade se infiltravam nos lares cristãos com falatórios profanos com suas fábulas artificias, com suas filosofias sufistas que tinham como objetivo perverter a fé dos mais simples, e isso traziam grandes prejuízos para a igreja de Cristo, porque até certo ponto conseguiam arrastar alguns que chegava a se desviarem.

SE DESVIARAM. Tanto Himeneu quanto Fileto e todos os hereges que estavam causando problemas na igreja de Éfeso estavam desviados do evangelho. Mas estavam lá no meio do povo de Deus. Como acontece nos dias de hoje, muitos estão dentro das denominações, fazem parte dos ministérios, cantam nos conjuntos e nos corais, participam das atividades normais e das liturgias de cultos, mas no fundo, no fundo são ervas daninhas, que ao seu bel prazer, só cuidam dos seus interesses.

DA VERDADE. Se desviar da verdade é, sobretudo está na igreja ou exercer qualquer função no ministério por interesses pessoais e não pela causa do reino de Cristo. Jesus quando exerceu seu ministério, assim o fez em prol dos outros e não de si mesmo. Do mesmo modo foi o escritor desta carta, ele não exerceu seu ministério para tirar proveito financeiro do evangelho, mas trabalhava com as próprias mãos para não depender da igreja, se desviar da verdade é ser transformado em um profissional do evangelho, por meio do comercio da fé.

DIZENDO QUE A RESSURREIÇÃO. Os gnósticos defendiam conceitos totalmente opostos das definições cristãs quanto à ressurreição dos justos. Já a crença judaica sobre a ressurreição era um pouco parecida com a crença cristã, porem com algumas variações. O Novo Testamento nos fornece a mais real designação dentro da verdade sobre esse assunto, quanto aos justos e principalmente quanto aos remidos em Cristo, o que nos faz crer que os justos que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que estivermos vivos seremos transformados.

ERA JÁ FEITA. Os gnósticos defendiam de que a ressurreição dos justos aconteceu justamente quando Cristo ressuscitou e com ele os que estavam no seio de Abraão foram transportados para o paraíso. E que depois deste evento, não haveria mais ressurreição, mas sim sucessivas reencarnações até que a alma alcance a perfeição. Não havendo, portanto para eles, ressurreição do corpo, nem tão pouco transformação, como Paulo ensinava, conforme 1 Coríntios 15:51-57.

E PERVERTERAM. Tais ensinos heréticos dos gnósticos só gerava confusão na mente dos menos esclarecidos dentro da comunidade cristã, porque essas heresias dos opositores do evangelho da verdade, caminham na contra mão de tudo aquilo que Cristo ensinou, os apóstolos e os missionários cristãos. Em várias referências dos escritos de Paulo ele dedicou boa parte do conteúdo de suas obras literárias para ensinar sobre esse assunto, destacando o capítulo 15 de 1 Coríntios quase em sua totalidade.

A FÉ DE ALGUNS. O autor se reporta sobre o conjunto de crenças pregadas e ensinadas por ele sobre a ressurreição dos que dormiam em Cristo. Aprendemos que todos os remidos de Cristo ressuscitarão no dia do arrebatamento, os vivos serão transformados, os que morrerem em Cristo depois do arrebatamento um dia ressuscitarão também para reinar com Cristo, e entrarem nos portões da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...