terça-feira, 16 de junho de 2015

2 Timóteo 2:9

2 Timóteo 2:9 - Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
POR ISSO. O autor estava no texto anterior escrevendo os motivos porque seu companheiro de ministério devia se empenhar em cumprir seu ministério, em vez de recuar diante das pressões que estava sofrendo de grupos de oposição que desejavam e buscavam ocupar sua posição. O apóstolo incentiva a Timóteo que continue pregando e ensinando sobre o Senhorio de Cristo, porque ele é mais importante do que os mortais, uma vez que está a destra de Deus nas alturas.

SOFRO. Por conta de ter se convertido do judaísmo para o cristianismo, e agora viver para Cristo e por Cristo, pregando e defendendo sua nova fé e espalhando por todas as partes do mundo o evangelho das boas novas é que o apóstolo sofria as mais terríveis hostilidades, dos seus compatriotas judeus, das autoridades romanas, dos falsos mestres gnósticos, dos líderes hereges das demais religiões pagãs e até dos falsos líderes do cristianismo que lhe faziam oposição mesmo dentro das igrejas cristãs.

TRABALHOS. Desde o seu encontro maravilhoso com o Cristo exaltado na estrada de Damasco, e que se converteu ao cristianismo, que o apóstolo passou a dedicar sua vida e atividades em prol do evangelho de Cristo Jesus. Durante o resto de sua vida, Paulo sempre esteve envolvido na pregação do evangelho da nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo, hora fazendo missões transculturais e levando a palavra de Cristo aonde o Senhor ainda não era conhecido, hora ensinando e discipulando os novos convertidos nas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico.

E ATÉ PRISÕES. Desde a chegada do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, para implantar a nova dispensação da graça, e por consequente o cristianismo, que a nova religião passou a representar uma ameaça para as demais religiões já existentes no mundo de então. Depois de Cristo, os líderes da igreja passaram a ser alvo das perseguições dos opositores do evangelho, e Paulo era um dos principais alvos dos inimigos de Deus e de Cristo, por isso que ele teve que enfrentar vários aprisionamentos.

COMO UM MALFEITOR. Como neste tempo, o cristianismo já havia se espalhado além da Palestina, chegando à Europa e Ásia, além dos judeus e os romanos, outros líderes das demais religiões antigas passaram a fiscalizar de perto as atividades do apóstolo para apanhá-lo em alguma falha, quanto às leis civis e as tradições religiosas de cada cidade por onde ele passava. Daí que faziam levantes contra o apóstolo, o acusando de malfeitor, simplesmente porque ele pregava sobre o evangelho de Cristo Jesus.

MAS A PALAVRA DE DEUS. Só que agora, já não adiantava mais perseguir e prender o principal líder do cristianismo no mundo gentílico, o apóstolo Paulo, porque neste tempo, ele já havia divulgado o evangelho das boas novas nas principais cidades do mundo antigo e contava com uma rede grande de missionários cristãos espalhados por todas as partes. Além de que, a própria igreja se encarregava de pregar a palavra.

NÃO ESTÁ PRESA. O evangelho estava cumprindo o seu papel de anunciar o Cristo de Deus como único Salvador da humanidade. Enquanto o judaísmo era uma religião nacionalista e exclusivista, o cristianismo era um novo movimento sem fronteiras, até porque a nova dispensação da graça de Deus é uma proposta para todas as nações do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...