terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:13-14

2 Timóteo 1:13-14 - Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
CONSERVA O MODELO DAS SÃS PALAVRAS. Neste tempo em que Paulo escreveu esta epístola pastoral a Timóteo, ainda não havia um Novo Testamento escrito como temos nos dias de hoje. De forma que os ensinos contidos no evangelho estavam sendo transmitidos de forma oral. Durante o período em que o apóstolo esteve na igreja em Éfeso ensinou exaustivamente por meio de suas pregações, os planos de Deus conforme o evangelho da graça de Cristo. Além do mais, Timóteo, como companheiro de viagem de Paulo em suas campanhas missionárias, sempre estava ouvindo as boas mensagens transmitidas pelo grande apóstolo. Paulo era um autêntico pregador das boas novas do evangelho glorioso de Cristo Jesus.

QUE DE MIM OUVISTES. Conforme nos trazem a informação os comentaristas bíblicos, Timóteo era um bom pregador e ensinador do evangelho da nova aliança. Isso porque além de ter o dom da palavra, ele sempre estava a escutar as pregações que Paulo fazia na igreja em Éfeso, como também onde pregava o evangelho, em suas viagens missionárias. O discípulo que tem um bom mestre, a tendência é com dedicação e atenção se tornar também um bom professor. Timóteo teve o privilégio de ser instruído nas Santas Escrituras desde muito jovem por sua avó e pela sua mãe. E acima de tudo, foi agraciado em ser auxiliar de um dos homens que teve grande compreensão nos ensinos da nova aliança de Deus com a humanidade, que foi Paulo.

NA FÉ E NO AMOR QUE HÁ EM CRISTO JESUS. O conselho de Paulo ao seu filho na fé, Timóteo é que ele preservasse os ensinos que tinha recebido do seu mestre e fizesse isso na medida da fé e no amor que ele tinha em Cristo Jesus. Paulo sabia da fé que Timóteo tinha em Cristo, uma vez que o próprio apóstolo o havia instruído sobre as provas escriturística de que Jesus de Nazaré era mesmo o Messias prometido por Deus. E Timóteo conhecia de perto a dedicação e o amor de Paulo por Cristo, o que podia ser fácil de seguir o mesmo exemplo. O adjetivo Cristo nos fala sobre tudo que envolve a missão do Messias e Jesus quer dizer: “salvador”, ou aquele que salva.

GUARDA O BOM DEPÓSITO. Este bom depósito sobre o qual fala o apóstolo, diz respeito a tudo que Timóteo já conhecia sobre o Filho de Deus, Cristo Jesus. O desejo de Paulo era de que seu filho na fé, tivesse o cuidado em guardar os ensinos que dele havia aprendido e colocasse em prática neste momento de oposição e perseguição. Timóteo tinha consigo uma bagagem de ensinos do evangelho que era suficiente para ele vencer os ataques dos legalistas Judeus e dos falsos mestres gnósticos, que estavam em seu calcanhar procurando dificultar seu ministério.

PELO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM VÓS. Timóteo não estava sozinho nesta batalha, ele contava com a ajuda permanente do Espírito Santo para fazê-lo lembrar dos ensinos que haviam em sua memória. Paulo conhecia de perto Timóteo e sabia do quanto de comunhão havia entre ele e o Espírito de Deus. Por isso declara seguramente e testifica de que o Espírito do Senhor habitava em Timóteo. O Espírito de Deus cura as nossas amnésias, no tocante a nos fazer lembrar, da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...