sábado, 27 de junho de 2015

2 Timóteo 2:22

2 Timóteo 2:22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
FOGE TAMBÉM DAS PAIXÕES DA MOCIDADE. Nos textos anteriores, o autor incentiva seu amigo a que ele busque ser um vaso de honra, preparado para servir ao Senhor de forma digna. Agora, Timóteo é exortado pelo seu pai na fé, a que busque fugir das paixões da mocidade. Com isso entende-se que o seu companheiro de ministério era bem jovem quando recebeu esta correspondência de Paulo. Fugir neste caso é procurar de todas as formas não seguir os desejos carnais da mocidade.

E SEGUE A JUSTIÇA. Neste ponto, o escritor mostra um bom caminho a ser seguido pelo jovem ministro do evangelho na cidade de Éfeso. Seguir a justiça é praticar a verdade em todos os atos e ações do dia a dia em que envolvem outras pessoas. Seguir a justiça também implica em guardar as recomendações e as diretrizes do evangelho das boas novas, porque nele se encontras os mandamentos de Cristo para os seus seguidores. Em fim, seguir a justiça é seguir a Cristo que é a justiça de Deus.

A FÉ. De acordo com o judaísmo, os filhos de Israel eram obrigados a guardarem todos os mandamentos da legislação mosaica, e quem assim não fizesse era penalizado e sofria as consequências determinadas pela lei. De acordo com o cristianismo fundado por Cristo ou nova dispensação da graça, o justo é aquele que vive pela fé em Cristo Jesus e na sua obra eficaz de redenção em prol da humanidade. Viver pela fé é descansar nos braços de Cristo e viver cheio de esperança e de confiança plena.

O AMOR. Seguir o amor é obedecer aos mandamentos da nova lei de Cristo, uma vez que ele próprio falou: Amará o Senhor teu Deus de todo teu coração de toda tua alma e com todas as tuas forças. E depois amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Portanto, a lei de Cristo aponta de que devemos dedicar todo o nosso amor para com o nosso Deus e também por meio de nossos atos demonstrar este amor para com o nosso próximo.

E A PAZ COM OS QUE. Seguir a paz é procurar de todas as formas evitar conflitos com quem quer que seja, mesmo que em determinadas situações estejamos com a razão ou que em dado momento estejamos sendo injustiçados, porque manter a calma e a tranquilidade é a melhor opção para não viver a todo momento fazendo guerra. Timóteo estava no meio de uma guerra de poder, mas precisava manter a paz.

COM UM CORAÇÃO PURO. Ao que tudo indica, o que estava acontecendo na igreja do Senhor Jesus na cidade de Éfeso, era de fato disputas por cargos e posições entre os próprios ministros do evangelho. Há quem diga que alguém de Jerusalém, do grupo dos apóstolos, estava querendo ocupar o lugar de Timóteo naquela igreja, por se achar mais qualificado para tal cargo, e isso porque a igreja de Cristo naquela cidade era uma grande igreja, portanto, qualquer um queria ser o líder daquela comunidade cristã.

INVOCAM O SENHOR. O apóstolo nos dá a entender que neste caso, os opositores de Timóteo não eram os judaizantes, nem os falsos mestres gnósticos, nem muito menos os líderes das seitas heréticas pagãs, mas eram pessoas do próprio ministério cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...