sábado, 20 de junho de 2015

2 Timóteo 2:14

2 Timóteo 2:14 - Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
TRAZE ESTAS COISAS. Certamente a igreja de Cristo na cidade de Éfeso já sabia dos ensinos cristãos que o apóstolo ensinava em todas as igrejas por onde ele passava e pregava. Era costume do apóstolo doutrinar aos seguidores de Cristo sobre como se comportarem entre si e no meio da sociedade da qual faziam parte como cidadãos. Além é claro, desta própria epístola que devia ser lida para a igreja, como também as demais cartas do apóstolo que também circulavam em todas as igrejas da época.

A MEMÓRIA. De fato, a amnésia parece ter chegado à mente de muitos da igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso ao ponto de esquecerem-se dos ensinos de Paulo sobre seus deveres cristãos uns para com os outros e também para com os visitantes e ouvintes do evangelho de Cristo. Neste ponto, o escritor recomenda a seu amigo e companheiro de ministério, que também era o líder daquela igreja de que ele refrescasse a mente dos irmãos sobre algumas coisas que haviam se esquecido.

ORDENA-LHES DIANTE DO SENHOR. Como sendo o grande apóstolo dos gentios e, portanto, um dos maiores líderes do cristianismo no mundo gentílico, o apóstolo passa uma ordem expressa ao seu amigo e companheiro de ministério de que ele desse essa ordem a todos que faziam parte da igreja em Éfeso para que deixassem de contenderem uns com os outros, porque isso só servia para promover divisão entre eles, além de provocarem escândalos diante dos visitantes e ouvintes do evangelho.

QUE NÃO TENHAM CONTENDAS. Há quem diga que alguns dos apóstolos originais andavam circulando a igreja de Éfeso, por ser essa uma grande igreja, com o intuito de tomarem o lugar de Timóteo, que no momento era o líder local desta grande igreja. Com isso, havia uma disputa interna entre os ministros e auxiliares no sentido de contenderem sobre quem era o líder ideal para administrar aquela igreja. O autor pede stop sobre este assunto, a fim de evitar que a igreja se torne um campo de batalha.

DE PALAVRAS. Só faltavam socos e ponta pés de uns para com os outros, e isso por interesses pessoais, no sentido de disputarem os cargos, posições e domínio sobre a igreja de Cristo naquele lugar, porque em termos de acusações, e discussões acirradas já se tornara normal entre eles. É bem provável que os mais influentes da igreja vivessem se digladiando uns aos outros, com palavras de baixo escalão, o que era vergonhoso para os líderes da igreja, que deviam praticar a união e o amor fraternal.

QUE PARA NADA APROVEITAM. As acusações e as palavras acusativas trocadas entre os líderes daquela igreja não tinham nenhum proveito nem serviam para edificação da igreja. Paulo repassa essa responsabilidade a Timóteo para que ele pudesse produzir uma solução pacificadora entre todos, fazendo com que a paz voltasse a reinar naquela igreja. Era inadmissível que os líderes que deviam dar bons exemplos estivessem eles mesmos sendo motivos de escândalos no meio do povo de Deus.

E SÃO PARA PERVERSÃO DOS OUVINTES. Se o estrago já era grande dentro da comunidade cristã de Éfeso, mas que os efeitos negativos destas divisões não chegassem aos ouvintes do evangelho de Cristo, aqueles que visitavam a igreja de Cristo Jesus. A sociedade vê a igreja de Cristo como um lugar de união e solidariedade de uns para com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...