quinta-feira, 11 de junho de 2015

2 Timóteo 2:2

2 Timóteo 2:2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
E O QUE DE MIM. Como Paulo se tornara a principal liderança do cristianismo no mundo gentílico, sua história de vida e de ministério se tornara conhecida de todas as igrejas, e principalmente dos demais líderes cristãos da época. Desde o seu encontro pessoal com Cristo na estrada de Damasco, passando pelos seus trabalhos e atividades no evangelismo para levar as boas novas sobre a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, em fim, das suas prisões em Cristo.

ENTRE MUITAS TESTEMUNHAS. Como ao que tudo indica Timóteo era um líder local na igreja de Éfeso nesta época em que Paulo lhe enviou esta carta, e como Paulo possivelmente estivesse preso em Roma, ou na própria cidade de Éfeso, ou em outro lugar qualquer, mas sempre enviava suas comunicações ao seu amigo e companheiro de ministério, seja por escrito, no caso desta epístola, ou por meio de pessoas que lhe visitavam na prisão. É certo dizer que o testemunho do apóstolo é verdadeiro.

OUVISTES. Além de conhecer pessoalmente o apóstolo Paulo, que o chama de Filho na fé, o autor foi um dos seus professores no que concerne às coisas do reino de Deus, Timóteo conhecia também os escritos de Paulo as igrejas e aos seus companheiros de ministério. No entanto, neste caso das testemunhas citadas pelo autor, eram líderes cristãos que vinham visitar o apóstolo na prisão, e levavam consigo um testemunho de fidelidade a Cristo e a igreja, apesar de estar preso, e das dificuldades que enfrentava.

CONFIA-O. As informações e os testemunhos que Timóteo estava ouvindo a respeito das perseguições que o apóstolo estava enfrentando por conta de pregar o evangelho das boas novas e trabalhar incansavelmente para o crescimento do cristianismo na terra, além é claro da prisão do momento que estava enfrentando, ele recomenda ao seu amigo de ministério que repasse essas informações todas para os demais ministros do evangelho em Éfeso e em todas as igrejas de Cristo no mundo.

A HOMENS FIÉIS. Certamente, neste mesmo período, havia alguns que já não eram ministros de confiança nem de Paulo nem de Timóteo, o que subtendo por essa colocação feita pelo escritor. Portanto, Timóteo é alertado pelo apóstolo que ele não deveria repassar essas informações a seu respeito para todos os líderes do cristianismo, porque tinha alguns ou muitos que não eram pessoas dignas de confiança. Mas, os fiéis companheiros de Paulo deveriam tomar conhecimento.

QUE SEJAM IDÔNEOS. Estes ministros e fiéis companheiros de Paulo ao ouvirem também o testemunho de fidelidade do apóstolo ao Senhor Jesus em meio as perseguições e pressões que ele enfrentava, do mesmo modo deveriam proceder em serem pessoas dignas de representar o reino de Cristo na terra. Bastava que eles seguissem o mesmo exemplo de fidelidade do grande apóstolo dos gentios, Paulo.

PARA TAMBÉM ENSINAREM OS OUTROS. Estes fiéis líderes cristãos tomando conhecimento da fidelidade de Paulo a Cristo, deviam tomar isso como exemplo e procurarem ensinar aos seguidores do Senhor Jesus o mesmo exemplo de fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...