terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:15

2 Timóteo 1:15 - Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.
BEM SABES ISTO. Conforme ficamos sabendo por meio das tradições cristãs, Paulo estava preso em Roma, por defender a Cristo e ser um pregador das boas novas do evangelho. Como ele era um dos principais líder daquela região (Ásia), tudo que acontecia com ele se espalhava rapidamente. Principalmente entre os bons e fieis amigos com quem ele ainda podia contar naquelas circunstâncias. E como Timóteo era um dos seus filhos na fé e amigo pessoal do apóstolo, sabia dos fatos que estavam ocorrendo com o seu pai na fé. A vontade de Timóteo era estar ao lado do seu amigo Paulo, mas como o apóstolo lhe solicitou que ficasse em Éfeso, certamente houve a promessa por parte de Paulo de lhe manter bem informado do seu aprisionamento e do possível julgamento que ele estava preste a enfrentar.

QUE OS QUE ESTÃO NA ÁSIA. No que diz respeito à Ásia se refere a uma província romana onde estavam localizadas as sete igrejas mencionadas em Apocalipse 2-3. Sua capital era Éfeso (Atos 20:16). Era limitada ao norte pela Bitínia; a leste, pela Galácia; ao sul, pela Lícia; e a oeste pelo Mar Egeu. Ásia, no Novo Testamento, é sempre essa província. Paulo se refere não aos cristãos como um todo, mas certamente aos líderes que faziam parte das igrejas daquela região ou província romana. Não se tem registro nos escritos dos chamados pais da igreja, de que houvesse por parte das igrejas da Ásia o abandona em massa das comunidades cristas, do cristianismo ou dos ensinos das doutrinas do evangelho pregado por Paulo.

TODOS SE APARTARAM DE MIM. Nesta colocação feita por Paulo se percebe um certo paralelo ao que se diz: Quando se fere o pastor, se dispersam as ovelhas. Enquanto o apóstolo estava em boa situação perante a sociedade, muitos dos que se diziam amigos se acostavam a ele, lhe abraçando e com tapinhas das costas e declarações de amizade. Agora, que ele estava passando por tribulação, perseguição e aprisionamento, estes mesmos se afastaram, deixando-o sem apoio. O mais provável é que Paulo precisava do apoio destes líderes em sua defesa perante as autoridades romanas. Como o julgamento do apóstolo tinha como pano de fundo, acusações de ordem religiosa, somente os demais líderes religiosos podiam ajuda-lo.

ENTRE OS QUAIS FORAM FIGELO. Os principais líderes das igrejas da Ásia que poderiam comparecer a Roma para testemunharem a favor da defesa de Paulo deram as costas para ele. Entre os quais ele destaca dois, Figelo e Hermógenes. Estes dois só são citados neste texto em todo o Novo Testamento. Figelo ficou sendo conhecido como aquele que fugiu. Há quem diga que este líder até chegou a comparecer em Roma para testemunhar em favor do apóstolo, mas quando viu a difícil situação em que se encontrava Paulo, fugiu de repente, sem que comparecesse para prestar o seu apoio ao apóstolo, neste momento tão difícil de seu ministério.

E HERMÓGENES. Este nome era de origem pagã e significa filho de Hermes. Conjectura-se que ele era da Ásia, mas que morava em Roma. Era alguém importante em termos religioso, e tinha influencia perante as autoridades romanas. Seu testemunho seria importante em defesa de Paulo, mas ele se negou a apoiá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...