terça-feira, 16 de junho de 2015

2 Timóteo 2:7-8

2 Timóteo 2:7-8 - Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho.
CONSIDERA O QUE DIGO. Percebe-se que Timóteo estava como que anestesiado com os bombardeios que vinha recebendo contra seu ministério e a obra que ele realizava em prol da igreja de Cristo, possivelmente na cidade de Éfeso, além de outros campos missionários que ele fazia missão com o apoio de Paulo. O escritor diz: fique atento sobre tudo que estou te escrevendo porque você não pode dar lugar aos levantes contrários, que tentam lhe tirar do foco, que é a obra de Deus.

PORQUE O SENHOR TE DARÁ ENTENDIMENTO. Mesmo que alguma outra autoridade eclesiástica do cristianismo estivesse buscando ocupar o lugar de Timóteo na igreja de Cristo, na qual ele era o líder local, ele precisava saber que acima de qualquer outro estava o Senhor dos senhores, que era e é o comandante maior da igreja na terra. É provável que Timóteo se achasse inferior em sabedoria do que esse tal líder que estava tentando tomar o lugar dele. Mas Paulo, em apoio ao seu amigo lhe encoraja dizendo que ele não se preocupasse com isso, porque a sabedoria vem de Cristo.

EM TUDO. Boa parte dos comentaristas do Novo Testamento concordam de que, neste tempo Timóteo era o ministro da igreja de Éfeso, e por ser aquela cidade muito importante naquela região da Ásia Menor, alguns dos apóstolos de Jerusalém ficavam rondando aquela grande igreja na tentativa de se tornarem o líder do cristianismo naquela cidade. Com isso alegavam ser mais experientes do que o jovem Timóteo, uma vez que alegavam de que sabiam de tudo por terem aprendido diretamente com Jesus.

LEMBRA-TE DE QUE JESUS CRISTO. Timóteo estava sofrendo pressão de todos os lados, ao ponto da amnésia temporária anestesiar sua mente para que esquecesse de que ele estava na missão como ministro do evangelho, porque foi Jesus Cristo quem o chamou e capacitou para tal. O apóstolo esta refrescando sua memória de algo que ele já sabia, bastava que Timóteo ficasse tranquilo, porque era Jesus Cristo quem estava na sua vida e no seu ministério para garantir a vitória final em tudo.

QUE É DA DESCENDÊNCIA DE DAVI. A partir de então, o autor toca em três pontos importante que lhe dar autoridade para chama a si a responsabilidade que tinha como um importante líder do cristianismo no mundo gentílico. Essa lembrança que o autor faz de que Jesus Cristo era da descendência de Davi, nos remete a pensar que ele era Rei dos reis e Senhor dos senhores, portanto, mais forte e poderoso do que qualquer outra autoridade, seja ele política ou religiosa, era Jesus, que estava com Timóteo.

RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. Quem levantou Timóteo para aquela obra foi aquele que ressuscitou de entre os mortos. Paulo estava tranquilizando a Timóteo de que o Senhor da vida, porque venceu a morte, era mais poderoso do que os mortais, mesmo que fosse um dos líderes da igreja legalista de Jerusalém.

SEGUNDO O MEU EVANGELHO. Paulo pregava o evangelho Cristocêntrico, em que o Senhor Jesus estava acima do que qualquer autoridade humana, seja ela, política ou eclesiástica. Timóteo foi consagrado por Paulo, mas acima de tudo, por Cristo Jesus, que ressuscitou de entre os mortos, e agora estava assentado a destra do trono de Deus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...