quarta-feira, 10 de junho de 2015

2 Timóteo 2:1

2 Timóteo 2:1 - Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
TU, POIS. O autor se dirige diretamente a quem está enviando esta carta. Timóteo era filha de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas Sagradas Escrituras dos Judeus desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmar. Ao se tornar um pouco mais maduro, foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético, ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso é missionário cristão.

MEU FILHO. Certamente ele era um dos discípulos do reino de Deus, que foi alcançado com o evangelho por meio da pregação do apóstolo Paulo, em sua segunda viagem missionária. Há quem diga que Timóteo tinha seus treze anos quando foi encontrado por Paulo. Mas o apóstolo teve que se afastar desta região (Galácia) por um período de mais ou menos seis anos e quando voltou o jovem já tinha seus dezoito a vinte anos. Havia crescido na fé e no conhecimento de Cristo de tal maneira que se tornou um dos companheiros de ministério do apóstolo. Mais tarde, se tornou líder da igreja em Éfeso, e responsável por toda aquela região.

FORTIFICA-TE. Como Timóteo já havia sido consagrado por Paulo e fazia parte do ministério na cidade de Éfeso, e que sempre estava a disposição do apóstolo como um dos importantes cooperadores do ministério de Paulo, ele precisava de muita força da parte de Cristo para cumprir fielmente a sua missão em prol do reino de Cristo e da igreja do Senhor. Era de fato um momento difícil para igreja de Cristo e principalmente para os líderes cristãos que estavam passando por muitas perseguições.

NA GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança receberam todos a possibilidade de serem alcançados pela graça de Deus e de Cristo Jesus.

QUE HÁ EM CRISTO. Se fortalecer na graça de Cristo é tomar partido em essência, de tudo aquilo que Cristo representa para a sua igreja, em termos de ter certeza de que o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é alto suficiente para levar todos os remidos a dimensão da esperança, da redenção e vida eterna. Falar sobre “Cristo” é falar sobre o Messias de Deus que veio ao mundo para remir a sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício voluntário lá na cruz do calvário.

JESUS. Este é o nome próprio do Filho de Deus e nos fala de forma categórica sobre a humanidade do Cristo de Deus. O nome Jesus é uma transliteração do nome hebraico de Josué. Conforme o pensamento do evangelho das boas novas, o Nome “Jesus” quer dizer: Aquele que veio para salvar. Esse é o nome mais poderoso que há na terra, debaixo da terra e até nos céus. Esse nome tem poder sobre tudo e sobre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...