terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:2

2 Timóteo 1:2 - A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.
A TIMÓTEO. Eis aqui o destinatário desta carta enviada por Paulo. Timóteo era filha de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas Sagradas Escrituras dos Judeus desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmar. Ao se tornar um pouco mais maduro foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético. Ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso.

MEU AMADO FILHO. Certamente ele era um dos discípulos do reino de Deus que foi alcançado com o evangelho por meio da pregação do apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária. Há quem diga que Timóteo tinha seus treze anos quando foi encontrado por Paulo. Mas o apóstolo teve que se afastar desta região (Galácia) por um período de mais ou menos seis anos e quando voltou o jovem já tinha seus dezoito a vinte anos. Havia crescido na fé e no conhecimento de Cristo de tal maneira que se tornou um dos companheiros de ministério do apóstolo. Mais tarde, se tornou líder da igreja em Éfeso, e responsável por toda aquela região.

GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Deus e de Cristo Jesus.

MISERICÓRDIA E PAZ. A palavra misericórdia na saudação como acréscimo nos fala sobre a bondade de Deus para com a humanidade. E a palavra paz sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, alguns dos bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo. Até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Cristo. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11).

DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI, E DA DE CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR. A graça, a misericórdia e a paz vêm da parte de Deus e de Cristo. Um dos textos mais conhecidos do evangelho é aquele que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. Deus derramou todas as bênçãos espirituais por meio do seu Filho Jesus Cristo. A missão salvadora do Messias de Deus produziu graça, misericórdia e paz em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...