quarta-feira, 24 de junho de 2015

2 Timóteo 2:19

2 Timóteo 2:19 – Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
TODAVIA, O FUNDAMENTO DE DEUS. Quando se fala sobre fundamento está se referindo a segurança, firmeza e realidade de algo que tem fidelidade. O escritor certamente se reporta a essência de Deus em ser o que ele é de verdade e sobre tudo que envolve seus conceitos revelados no evangelho da verdade. Diferente do que pregavam e propagavam os gnósticos, que em suas vulnerabilidades filosóficas mudavam de ideologia conforme lhes eram convenientes por interesses pessoais.

FICA FIRME TENDO ESTE SELO. O apóstolo neste texto defende suas pregações e ensinos como algo que vem de Deus diretamente e não como conceitos pessoais sobre doutrinas humanas ou conjunto de regras de um evangelho filosófico. Quando se refere a “selo” dentro dos parâmetros do evangelho está se falando sobre a garantia daquilo que está se escrevendo ou afirmando. De forma que as pregações e esta própria missiva de Paulo tem o selo de Deus e a garantia de que foi Deus quem revelou ao apóstolo tais verdades.

O SENHOR CONHECE. Deus é Onisciente e isso trata do conhecimento absoluto que o Todo-poderoso tem em si mesmo, como sendo o Deus eterno em que nada foge do seu olhar perscrutador. Ninguém tem na testa um ferro ou um sinal dizendo que pertence ou não a família de Deus, porem, os que são de Cristo tem na sua alma e no seu espírito a luz divina que os identificam como eleitos do Deus de bondade. Deus sabe perfeitamente quem são aqueles que fazem a sua vontade aqui na terra.

OS SEUS. Deus conhece os seus. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Salmos 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

E QUALQUER QUE PROFERE. Essa frase é a mesma coisa que “e qualquer que confessa”. Os cristãos da igreja de Cristo na cidade de Éfeso, antes de se converterem ao cristianismo pertenciam a outras religiões ou seitas pagãs, inclusive a maioria dos países que eram colônias do império romano pertenciam a antiga religião romana, porque o império levava em suas conquistas, os seus costumes, tradições e religião. Mas agora, os cristãos confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deles.

O NOME DE CRISTO. Confessar o nome de Cristo era a mesma coisa que declarar-se cristão ou passar a seguir o cristianismo. Muitas pessoas estavam se convertendo do judaísmo, do romanismo e das demais seitas heréticas para o cristianismo.

APARTE-SE DA INIQUIDADE. O escritor está alertando de que aqueles que confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deveriam mudar de vida. Se antes viviam na depravação mundana, depois de se converter para Cristo pelo poder do evangelho das boas novas, tinham que se apartar de tudo que é errado, mal e perverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...