domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:12

2 Pedro 1:12 - Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.
POR ISSO NÃO DEIXAREI. O autor dá continuidade as suas instruções a cerca da vida cristã ideal, para que o acesso ao reino eterno de Cristo nos seja favoravelmente aberto. E ele como remanescente do grupo apostólico sentia a necessidade de ser persistente, em transmitir os conselhos cristãos para que a igreja não se deixasse levar por novas situações perigosas, que estavam surgindo no arraial dos cristãos, tais como: As fábulas judaicas e os falsos ensinos dos gnósticos. O cuidado que Pedro tinha com o crescimento do cristianismo, o tornava lutador pelas verdades do evangelho de Cristo, ao ponto de mesmo com todas as dificuldades não deixar os ensinos cristãos.

DE EXORTAR-VOS. Esta palavra dentro do arcabouço do evangelho, tem o sentido de aconselhar com carinho e amor. Nos dias atuais este termo tem sido alterado para dar lugar ao autoritarismo de muitos líderes cristãos, que usam da ignorância para baterem na igreja de Cristo. Não estamos no tempo da lei, mas da graça, de forma que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer nada, baseado em mandamentos de homens. Conforme os ensinos do evangelho é que o Espírito de Deus nos conduz na presença majestosa do Senhor, de maneira a tornar gratificante a vida cristã. E não um fardo em seguir a Cristo, ele disse: O meu julgo e suave e o meu fardo é leve.

SEMPRE A CERCA DESTAS COISAS. O escritor se refere aos ensinos de forma persistente, que ele vinha transmitindo aos seus leitores, e aos cristãos em geral de sua época. Cristo não escreveu nenhuma obra literária, mas deixou seus ensinos doutrinários para a sua igreja da nova aliança. E os seus apóstolos e seguidores depois de sua ascensão, estavam incumbidos de transcreverem os ensinos orais transmitidos pelo grande Mestre. Estes ensinos que formam o cânon do novo testamento foram e são muito importantes para a continuidade da igreja de Cristo.

AINDA QUE BEM SAIBAIS. Quando Pedro escreveu esta sua epístola, os ensinos do evangelho de Cristo já estava bem semeados na palestina e demais civilizações circunvizinhas. Apesar de nesta época e até início dos anos trezentos da era cristã, não ser permitido pelo império romano, construção de templos cristãos para reunião da igreja, mais de casa em casa, os pregadores e mestres do evangelho cumpriam bem o papel de transmitirem os ensinos deixados por Cristo e pelo Espírito Santo.

E ESTEJAIS CONFIRMADOS. As instruções que se entendem até certo ponto como repetitivas, do ponto de vista de que os cristãos já eram sabedores do que estavam recebendo por carta, porque de forma oral já haviam ouvido sobre os mesmos, era para que se firmassem cada vez mais nas doutrinas ou conjunto de normas, agora, estabelecidos para a nova dispensação ou nova aliança da graça de Deus. No início do cristianismo tanto judeus quanto as religiões naturais, tentaram confundir os ensinos cristãos com heresias, fábulas e ceticismos religiosos sem números.

NA PRESENTE VERDADE. Antes de Cristo, a verdade era concernente à legislação mosaica. Mas o Messias veio para estabelecer a verdade de uma nova aliança. Portanto, era nesta verdade do evangelho, que a igreja de Cristo devia se firmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...