quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tito 3:12

Tito 3:12 - Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
QUANDO TE ENVIAR. Neste mesmo tempo, o grande apóstolo Paulo já estava sobrecarregado de tantas atividades em prol das igrejas de Cristo por ele fundadas. Já não podia pessoalmente dar conta, como gostava que fosse das visitas a todas as comunidades cristãs que ele teve o privilégio de ser o seu fundador. O missionário aos gentios contava com o auxílio de vários cooperadores para lhe darem assistência neste particular, o representando nas viagens que se faziam necessário fazer de igreja em igreja, para darem assistência aos trabalhos. De forma que, ou pessoalmente ou por meio dos seus auxiliares, o grande apóstolo gostava de acompanhar as igrejas e saber do seu estado espiritual e de como estava sendo administrada pelos seus ministros locais.

ÁRTEMAS. Esta é a única menção deste nome nas páginas do Novo Testamento. E o que se sabe sobre este auxiliar de Paulo é justamente o que é dito sobre ele neste ponto. Porem, alguns comentaristas bíblicos asseguram de que ele era o líder substituto de Tito na igreja de Creta, mas que no momento estava a serviço do ministério de Paulo. Por isso que o apóstolo afirma de que quando ele chegasse a Creta, Tito procurasse vir ter com ele em Nicópolis. Já a tradição cristã afirma que este Ártemas seria um dos setenta e dois discípulos citados no evangelho de Lucas e que ele era o bispo de Listra. O certo era de que ele estava a serviço da igreja de Cristo, cooperando com o ministério de Paulo.

OU TÍQUICO. Já este segundo citado por Paulo tem nas páginas do Novo Testamento algumas referencias ao seu nome, tais como: (Atos 20:4; Efésios 6:21; Colossenses 4:7;2 Timóteo 4:12 e Tito 3:12). Conforme ficamos sabendo sobre Tíquico, ele foi muito importante para o ministério do apóstolo Paulo, e ao que tudo indica, já no final do ministério do grande apóstolo, Tíquico continua sendo útil ainda ao missionário aos gentios. Agora havia a possibilidade de se tornar o líder da igreja em Creta.

PROCURA VIR TER COMIGO. Tito era na realidade uma pessoa de confiança do apóstolo Paulo, além de ser seu amigo pessoal. É provável que Paulo estivesse cogitando a possibilidade de requisitar Tito da Igreja de Creta, para ser um supervisor na cidade de Nicópolis e região. Ou quem sabe, o apóstolo estava pensando em ter junto a si para auxiliar pessoalmente em seu ministério o seu amigo Tito. Por certo, Paulo estava precisando dos trabalhos de Tito e de sua cooperação.

A NICÓPOLIS. Posto que havia diversas cidades com esse nome, que significa Cidade da Vitória, no mundo antigo, não há certeza sobre a sua identificação; porém, a maioria dos intérpretes supõe que se trate da Actia Nicópolis, no Épiro (noroeste da Grécia), às margens do Mar Adriático. Essa cidade se tornou colônia romana nos tempos de Augusto, em 31 a.C., em comemoração à sua vitória sobre Antônio e Cleópatra, em Ãcio. Tendo sido erguida no local exato onde o seu exército acampara antes da batalha decisiva. A cidade era muito importante como capital do Épiro.

PORQUE DELIBEREI INVERNAR ALI. Paulo já havia decidido passar o inverno naquela cidade, onde podia se ocupar em atividades evangelísticas. É bem provável que ele tenha sido preso em Nicópolis, de onde teria sido transportado para Roma, o que não passa de conjectura, mas que muitos sustentam esta tese. O que podemos dizer é que Nicópolis estava na visão de paulo como um campo missionário para executar evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...