sábado, 31 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:18

2 Pedro 2:18 - Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro.
PORQUE, FALANDO COISAS. O autor chama a atenção para os discursos dos hereges que procuravam transtornar o evangelho de Cristo, confundindo a mente dos cristãos primitivos para que estes se desviassem do cristianismo. Os judaizantes, que estavam a serviço dos líderes religiosos dos Judeus. Os gnósticos que defendiam suas falsas filosofias. E os místicos naturais que buscaram atrair os cristãos para as religiões de mistérios e pagãs. Gastavam todo o seu tempo buscando impedir o crescimento e desenvolvimento da religião fundada por cristo e defendida pelos seus apóstolos.

MUI ARROGANTE DE VAIDADE. A base destas coisas eram a arrogância e a vaidade que os hereges transmitiam justamente para tentarem desfazer todos os ensinos do evangelho da nova dispensação com o intuito de deterem a marcha da igreja de Cristo. De forma que procuravam distorcer as doutrinas cristãs, com suas fábulas artificias judaicas, com os falsos ensinos do gnosticismo e com os ditos mistérios das religiões naturais e pagãs. Nisto, blasfemavam do Cristo de Deus, negando que ele era o Messias prometido.

ENGODAM COM AS CONCUPISCÊNCIAS DA CARNE. Enquanto o próprio Cristo transmitiu os seus ensinos pelo Espírito de Deus, e os apóstolos e missionários cristãos pregavam e escreviam suas literaturas que hoje fazem parte do Cânon do Novo Testamento pelo mesmo Espírito. Os falsos mestres das fábulas e das filosofias humanos faziam suas missões contra o cristianismo pelas concupiscências da carne, com o objetivo de tentarem enganar os cristãos menos esclarecidos e sem maturidade espiritual.

E COM DISSOLUÇÕES. Estas dissoluções dizem respeito às confusões e contendas que os hereges levantavam contra os cristãos acerca da lei, das profecias messiânicas, das filosofias e do misticismo. Uma das teses mais defendidas pelos opositores do evangelho era justamente tentarem provar que o cristianismo não estava de conformidade com as predições dos escritos religiosos e das tradições judaicas, e com isso tentavam provar com a distorção das Escrituras que Jesus não era o Messias de Deus.

AQUELES QUE ESTAVAM SE AFASTANDO. O foco destes hereges judaizantes, gnósticos, filósofos e místicos era os cristãos de pequena fé. O campo de ação deles era justamente os novos convertidos, aqueles que ainda não estavam firmes nas doutrinas do evangelho, estes que ainda estavam tentando se afastarem das coisas do mundo. A meta destes falsos mestres era confundir os fracos na fé e nas convicções do cristianismo.

DOS QUE ANDAM EM ERRO. Estes que andam em erro, são os que ainda não haviam se convertido de verdade ao cristianismo fundado por Cristo. Eram os seguidores do judaísmo, os que andavam de conformidade com as filosofias gnósticas, os adeptos das falsas religiões e os enganados pelas religiões de mistérios. eram os incrédulos e ateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...