segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:13

2 Pedro 2:13 - Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco.
RECEBENDO O GALARDÃO DA INJUSTIÇA. Os hereges que eram missionários do judaísmo, do gnosticismo e das religiões pagãs tentavam se misturar com os cristãos para tirarem proveito financeiro da simplicidade dos irmãos. Cobravam dinheiro ou recompensas pelos supostos serviços religiosos que realizavam pelos cristãos, o que a isso se pode chamar, a venda de indulgências. Na prática, os hereges eram profissionais da religiosidade, que buscavam a todo o custo explorar o seu próximo. A título de hoje, existem muitos profissionais do evangelho substituído esses hereges aproveitadores.

POIS QUE TAIS HOMENS. Quem eram estes homens? E o que eles faziam? O cristianismo estava crescendo de forma maravilhosa. Com isso, o judaísmo, as religiões pagas, as religiões místicas, e as antigas religiões de cada cidade, estavam perdendo seus adeptos para o cristianismo. Na tentativa de estancarem o crescimento do cristianismo, os líderes destas citadas religiões enviavam seus missionários para buscarem confundir os cristãos, usando do engano e das heresias. Eles se infiltravam no arraial dos cristãos e procuravam transtornar o evangelho de Cristo Jesus.

TÊM PRAZER NOS DELEITES QUOTIDIANO. Os hereges procuravam embutir suas ideias estranhas na mente dos cristãos, na tentativa de lhes enfraquecerem na fé, e com isso, se desviarem do evangelho e voltarem para suas antigas religiões. Eles defendiam de que, uma maneira de se purificar era dar vazão aos deleites da carne, porque o pecado não tinha mais efeito sobre eles, porque não estavam mais debaixo da lei, mas da graça, e com isso, não necessitavam segui nenhum regra ou mandamentos.

NÓDOAS SÃO ELES E MÁCULAS. Mas, na realidade os hereges, que eram os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, e os missionários das religiões místicas e pagãs, serviam de tropeço na vida dos cristãos. Porque eles com suas artimanhas de intenções maléficas, não conseguiam deter o crescimento do cristianismo, mas tardavam sua expansão no mundo gentílico. Serviam de pedra de tropeço na comunhão entre os cristãos e o Deus Todo-poderoso, ele que é digno de toda a nossa adoração.

DELEITANDO-SE EM SEUS ENGANOS. Esses hereges se gabavam de sua sabedoria filosófica, e buscavam passar para os cristãos de que eram eles que estavam com a verdade, e não os verdadeiros apóstolos e discípulos de Cristo, que faziam parte do ministério cristão. Os hereges se vangloriavam de serem mais sábios que todos.

QUANDO SE BANQUETEIAM CONVOSCO. Ao que tudo indica, estes hereges encontravam seus espaços entre os menos esclarecidos da comunidade cristã. Ao ponto de serem aceitos como bem vindos nas celebrações e festividades das igrejas de Cristo. Os hereges agiam com dupla personalidade, porque se faziam de bons, mas suas intenções eram outras, justamente desviarem os cristãos do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...