quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:16

2 Pedro 2:16 - Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
MAS TEVE A REPREENSÃO. No texto anterior, o autor descreve a respeito da forma interesseira como Balaão se desviou da vontade de Deus para tirar proveito do ministério profético que ele tinha. Assim como, muitos nos dias de hoje, fazem do seu ministério um meio de vida para ganharem dinheiro com o dom que Deus lhe deu. Como Deus ver todas as coisas e é conhecedor das intenções dos homens, o Senhor não deixou de fazer a sua intervenção, no sentido de avisar ao profeta que ele estava errado. Bem como, o Senhor tem também avisa aos profissionais do evangelho, da atualidade, que eles estão errados.

DA SUA TRANSGRESSÃO. Primeiro, o profeta estava tomando um outro rumo em não fazer a vontade de Deus. Depois ele estava trocando por presentes o dom que não era seu, por ganancia financeira e interesse econômico. Por fim, estava tentando prejudicar o povo de Deus, em vez de ser uma benção para os escolhidos, tentava era lhes fazer sofrer e serem derrotados. Quem age na obra de Deus querendo tirar proveito pessoal dela, em vez de ser uma benção para o povo de Deus, faz é prejudicar a igreja de Cristo. Até porque, tudo deve ser para glória de Deus, e não para atender aos caprichos pessoas de quem quer que seja.

O MUDO JUMENTO. No caso, foi a jumenta de Balaão. O autor fala em jumento, se referindo ao tipo de animal. O texto citado pelo escritor, descreve o porque que a jumenta teve que falar (Números 22:23-27). Onde o Senhor enviou um anjo para intervir, no sentido de impedir que Balaão não realizasse seus intentos errados. Por três vezes o anjo se interpôs para que a jumenta de Balaão não passasse por determinado lugar e na última vez a jumenta se deitou em terra. Em todas às vezes Balaão espancou a sua pobre jumenta, que pagava o preço pelo erro daquele homem.

FALANDO COM VOZ HUMANA. O texto que se segue descreve sobre este fato. Números 22:27-30 - Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua, até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. A jumenta falou com Balaão.

IMPEDIU. Isso foi possível porque Balaão reconheceu o seu erro. Números 22:31,34 - Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. A intervenção de Deus foi para impedir que Balaão continuasse no erro.

A LOUCURA DO PROFETA. Essa loucura de Balaão era de que ele tentava fazer com que o povo de Deus fosse prejudicado, em vez de ser abençoado por ele. Na igreja primitiva os hereges estavam servindo de pedra de tropeço para a igreja do Senhor, assim como nos dias de hoje, muitos se postam como tropeço para a igreja de Cristo, isso porque em vez de usar o dom de Deus para abençoar o povo do Senhor, estão usando dos dons espirituais e ministeriais para tirar proveito próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...