quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Tito 3:13

Tito 3:13 - Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte.
ACOMPANHA. No tempo em que Paulo escreveu esta carta a seu amigo e companheiro de ministério Tito, ele já se encontrava muito ocupado em suas atividades evangelísticas, além de tomar muito do seu tempo em visitas de assistência às igrejas por ele fundadas. Como não podia dar conta das necessidades de todas as comunidades cristãs, ele contava com um corpo de auxiliares para lhe representar em algumas missões e tarefas em prol das igrejas de Cristo. Paulo estava enviando dois de seus cooperadores e esperava que Tito pudesse acompanhar de perto estes missionários e pregadores.

COM MUITO CUIDADO. Paulo solicita a seu amigo Tito, que com todo empenho possível procure dar assistência à visita de Zenas e de Apolo para que não lhes faltasse nada do que precisam para realizar suas missões naquele lugar. Estes missionários precisavam de estadia, de alimentação e acima de tudo de apoio para cumprirem suas tarefas missionárias aonde pregavam o evangelho de Cristo. Como eles estavam sendo recomendados pelo grande líder, Paulo, deveriam ser bem recebidos e apoiados pelo líder local Tito, e os demais líderes locais da igreja de Cristo que estava em Creta.

ZENAS. Essa é a forma diminutiva do nome grego Zenodoro, que significa “dado por Zeus”. Esse homem é mencionado exclusivamente aqui, em todo o Novo Testamento. Nada sabemos a seu respeito, exceto aquilo que se pode inferir desta referência isolada. Ele era cooperador de Paulo e viajou em companhia de Apoio. Foi enviado em missão, por parte de Paulo, evidentemente em companhia de Apolo, tendo sido o portador da epístola de Paulo a Tito. As tradições fazem dele bispo de Dióspolis e autor do livro apócrifo Atos de Tito, como também um dos setenta e dois discípulos especiais do décimo capítulo do evangelho de Lucas. Zenas era um missionário cristão, cooperador do ministério de Paulo.

DOUTOR DA LEI. A tradução mais clara é aquela que diz: “Interprete da lei”. Essa designação referida a Zenas era para distingui-lo de outras pessoas que se chamavam pelo mesmo nome. Como também se pode conjecturar de que ele, antes de se converter ao cristianismo era um Judeu zeloso da legislação mosaica. Mas, também podemos presumir que ele era perito na lei de Moisés, no sentido de identificar as passagens escriturísticas em que vaticinavam a vinda do Messias com a nova aliança.

E APOLO. Presumivelmente se trata do famoso Apolo, referido em outras passagens do Novo Testamento, o qual, depois dos apóstolos, incluindo Paulo, foi um dos mais poderosos líderes cristãos do primeiro século de nossa era. Atos 18:24-25 diz que ele era homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, ensinava diligentemente as coisas do Senhor e pregava o evangelho com sabedoria.

PARA QUE NADA LHES FALTE. O que Paulo recomendava a Tito era de que ele desse assistência completa a estes dois missionários, que estavam sendo enviados por ele para cumprirem missões importantes na cidade de Creta e região. Para que nada lhes falte, como eram envidados por Paulo, deveriam ser recebidos como se fosse o próprio apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...