sábado, 24 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:11

2 Pedro 2:11 - Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
ENQUANTO OS ANJOS. Estes anjos sobre os quais o autor se refere dizem respeito aos anjos de Deus, que estão a serviço do reino de Cristo, e que são anjos de luz. Assim como também estão a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14). No entanto, neste ponto desta carta, estes anjos, se destacam como sendo aqueles que foram enviados por Deus para salvar a Ló, da destruição de Sodoma e Gomorra. No capítulo dezanove de Gênesis narra essa história em que o Senhor enviou dois anjos para livrar a Ló da destruição de Sodoma e Gomorra, e que eles destruíram aquelas cidades conforme as determinações do Deus que é juiz dos vivos e dos mortos.

SENDO MAIORES EM FORÇA. O apóstolo faz uma comparação entre os anjos de Deus e os moradores de Sodoma e Gomorra, e de forma categórica afirma de que, os anjos tinham mais força do que os homens daquelas cidades. Sabendo os moradores de Sodoma e Gomorra que Ló havia recebido os anjos de Deus em sua casa, foram até lá para lutarem contra Ló e contra os anjos do Senhor, Porem, lá chagando, quiseram arrombar a porta do justo Ló, pelo que os anjos de Deus com a sua força impediram que aqueles homens violentos de Sodoma e Gomorra entrassem na casa de Ló para fazerem mal, aquela família. Além do mais puseram cegueira em todos eles.

E PODER. Os anjos de Deus além de terem muita força, eles também tinham poder, que é a determinação de executar algo além do natural. Esse poder dos anjos de Deus é um poder outorgado, que vem do Deus Onipotente, Criador dos céus e da terra. E este poder exercido por aqueles anjos do Senhor foi demonstrado, quando eles prevaleceram sobre os homens de Sodoma e Gomorra, além é claro de executarem suas missões determinada por Deus, de trazer o castigo e o juízo sobre os moradores daquelas cidades prevaricadoras. Os anjos destruíram Sodoma e Gomorra com poder.

NÃO PRONUNCIARAM CONTRA ELES. Mesmo revestidos de força e poder, quem vinha de Deus, os anjos do Senhor não usam de tal autoridade para pronunciar palavras acusativas contra quem quer que seja. Eles não acusam nem os anjos das trevas, nem muito menos os homens. A carta de Judas 1:9, nos fala de um dos arcanjos de Deus que é forte e poderoso, mas que quando discutia com o diabo acerca do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra satanás, mas simplesmente disse: O Senhor te repreenda. Nós precisamos refletir sobre isso.

JUÍZOS BLASFEMOS. Porque precisamos refletir sobre isso? Porque tem muitos cristãos que em atos sucessivos de exaltação, ficam falando e acusando os seres espirituais, em forma de insultos. Quem tem o nome de acusador é o próprio diabo, que vive a nos acusar perante o Senhor, e não nós que somos servos de Deus. Tem muitos pregadores que em seus discursos falam mais no diabo com os seus demônios do que no nome de Cristo. Não devemos blasfemar contra ninguém.

PERANTE O SENHOR. Os anjos de Deus não tem a função de acusar ninguém diante da face de Deus, nem ao diabo com os seus demônios, nem muito menos os seres humanos, que é a imagem e semelhança do Criador. O diabo sim, esse é o acusador. Portanto, se os fortes e poderosos anjos de Deus não acusam ao diabo com os seus demônios, quem é o ser humano para assim o fazer? Todo cuidado é pouco e precisamos ser cautelosos neste particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...