terça-feira, 27 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:14

2 Pedro 2:14 - Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição.
TENDO OS OLHOS. O autor continua com suas exortações e denúncias contra aqueles que de maneira enganosa se infiltravam no meio da igreja de Cristo, com segundas intenções. Neste ponto, Pedro fala dos olhos para representar a real visão dos hereges em se camuflarem de cristãos, mas que os seus reais motivos eram para desviar os seguidores do cristianismo para os caminhos da apostasia. Essa figura de linguagem também descreve sobre o foco, os objetivos e as intenções dos hereges.

CHEIOS DE ADULTÉRIO. Boa parte dos comentaristas concordam de que, esta palavra “adultério” se refere a adulteração da verdade e do próprio evangelho, do que a própria traição cometida entre marido e mulher e vice-versa. Os judaizantes eram especialistas em usarem a lei e as literaturas religiosas mais antigas para tentarem provar que Jesus de Nazaré não era o Messias prometido. Enquanto que os falsos mestres gnósticos e os místicos das religiões naturais e pagãs usavam suas filosofias sofistas para confundir os cristãos, defendendo que Cristo era apenas mais um aeon, ou seja um ser espiritual.

E NÃO CESSANDO DE PECAR. Estes perturbadores e opositores que se levantavam contra as verdades do evangelho puro de Cristo se dedicavam de corpo e alma em suas missões e programas, até mesmo superando muitos dos missionários cristãos. Envolviam-se de forma frenética no ativismo religioso com um apetite insaciável, em perturbar a vida dos seguidores do cristianismo verdadeiro, fundado pelo Cristo de Deus. Dia e noite andavam de porta em porta, confundindo a mente dos cristãos.

ENGODANDO AS ALMAS INCONSTANTES. A versão mais clara diz o seguinte: Enganando as pessoas que ainda não estavam verdadeiramente convertidas ao cristianismo. Sempre existiram aqueles que no início da sua fé, ou em qualquer estágio dela, ficaram coxeando entre dois pensamentos, são os inconstantes. Os hereges andavam a procura dos menos esclarecidos para plantarem em suas mentes a dúvida, e com isso tirar a pessoa dos caminhos do evangelho das boas novas de Cristo. E por incrível que pareça, muitos se deixam enganar por estes espertalhões.

TENDO O CORAÇÃO EXERCITADO NA AVAREZA. Agora o autor revela o real intento daqueles que buscavam tirar proveito dos mais simples. Quem prega, ora, canta, ou exerce qualquer atividade religiosa por interesses financeiros, nada mais é do que um herege, que ele próprio está desviado do evangelho de Cristo. Jamais o evangelho das boas novas foi deixado para ser um meio para alguém ganhar dinheiro com ele.

FILHOS DE MALDIÇÃO. Os que usam o evangelho para atender seus interesses econômicos são malditos porque ninguém tem o direito de cobrar pelos seus serviços religiosos prestados a Deus ou ao seu próximo. Tudo tem que ser feito por amor. A venda dos serviços religiosos prestados ao próximo é o que a teologia chama de venda de indulgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...