domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:16

2 Pedro 1:16 - Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
PORQUE NÃO VOS FIZEMOS SABER. O que o autor transmitiu para os seus ouvintes e estava escrevendo para os seus leitores era a pura realidade, sem manipulação de qualquer espécie ou sabotagem. Aqueles que tiveram o privilégio de participarem dos ensinos do apóstolo estavam inteiramente esclarecidos das verdades dos fatos sobre o Cristo de Deus e os termos do evangelho da nova aliança em Cristo. E esta carta veio como confirmação e crescimento também dos conhecimentos de Cristo, porque o desejo do escritor sagrado era o desenvolvimento espiritual dos seus leitores. Razão porque vem mostrando o caminho das boas virtudes espirituais.

A VIRTUDE E A VINDA. Pedro, assim como os demais apóstolos, estiveram no momento da ascensão do Senhor Jesus para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas, conforme se verifica em Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Neste texto se ver o poder de Cristo e a promessa gloriosa de seu retorno para arrebatar a sua igreja.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Temos aqui o título completo do nome do Filho de Deus. Quando o autor fala em “nosso” é que ele se inclui entre aqueles que conheceram as virtudes de Cristo assim como a promessa da vinda de Cristo. “Senhor” nos fala a respeito do senhorio do Verbo que se fez carne e habitou entre os homens. Jesus diz respeito ao nome próprio do Filho de Deus, conhecido também como Jesus de Nazaré. “Cristo” é o sobrenome do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e também e principalmente nos ensina a respeito do Messias prometido por Deus.

SEGUINDO FÁBULAS ARTIFICIALMENTE COMPOSTA. As pregações feitas pelo apostolo, assim como os seus ensinos e o conteúdo desta carta por ele escrita, aos seguidores de Cristo de todos os tempos, não se baseavam em fábulas inventadas artificialmente de suas ideologias. Neste tempo, as fábulas estavam sendo muito usadas pelos judaizantes e pelos gnósticos para tentarem deturpar o caminho do evangelho de Cristo. Eram estórias fictícias e narrativas inventadas com o intuito de enganar até mesmo se possível, aqueles que faziam parte da igreja de Cristo.

MAS NÓS MESMOS VIMOS A SUA MAJESTADE. Os narradores de fábulas artificialmente inventadas criavam com suas mentes pervertidas suas ilusões ideológicas e queriam que o povo acreditasse. No entanto, o que o apóstolo ensinou e estava escrevendo sobre a majestade de Cristo e sua vinda, ele mesmo tinha visto e ouvido com os seus ouvidos. Portanto eram fatos baseados na verdade e na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...