sábado, 10 de janeiro de 2015

Tito 3:15

Tito 3:15 - Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém.
SAÚDAM-TE. Concluindo a sua carta, como de costume o apóstolo finaliza com suas saudações a quem de fato está dirigindo a sua correspondência, neste caso a Tito, e por tabela a igreja de Cristo que estava na cidade de Creta. Sempre foi desde os tempos mais remotos da história da humanidade o costume das pessoas se cumprimentarem uma as outras, como nos dias de hoje acontece o mesmo, seja; Bom dia! Boa noite! Como vai? Tudo bem? Tudo em paz? No caso do final de uma conversa ou despedida é: Tchau! Até logo! Adeus! Vai com Deus! Seja como for, sempre houve essa forma de saudação entre os seres humanos, como forma de comunhão.

TODOS OS QUE ESTÃO COMIGO. Não se sabe ao certo de onde Paulo estava escrevendo esta carta ao seu amigo e companheiro de ministério Tito, por isso é certo dizer que, não sabemos a quem de fato se refere o autor neste ponto de sua epístola. Se ele estivesse em uma igreja das que ele fundou, certamente esta saudação iria do seu líder local, como também dos demais auxiliares da igreja local e da própria igreja. O apóstolo neste tempo era uma das principais lideranças da igreja cristã, com isso, ele contava com vários cooperadores para lhe ajudar nas tarefas de fazer missões e cuidar das comunidades cristãs já fundadas. Talvez sejam estes cooperadores.

SAÚDA TU. Como esta era uma correspondência enviada por Paulo a seu companheiro de ministério Tito, então, o autor transfere para o seu amigo, a tarefa de transmitir para a igreja de Cristo em Creta, esta saudação enviada por ele e todos que estavam com ele. Tito seria o porta-voz desta comunicação, entre Paulo e os seus companheiros para a igreja, porque a saudação não era somente para Tito, mas sim para todos os que amavam a Paulo, naquela comunidade que o conhecia bem.

OS QUE NOS AMAM NA FÉ. Essa expressão usada pelo escritor, nos deixa transparecer que a saudação não era para todos os cidadãos de Creta, nem para todos os que faziam parte da comunidade cristã, mas sim, para aqueles que dentre a igreja cristã de Creta, amavam a Paulo e os seus cooperadores. Com isso, o autor dá a entender que, nem todos os que faziam parte da igreja de Creta o amavam. É bem provável, que houvesse naquele lugar alguns que faziam oposição a Paulo. Amar na fé é a mesma coisa que o amor cristão que deve haver entre os seguidores de Cristo.

A GRAÇA SEJA COM VÓS TODOS. Quando Paulo escrevia para uma igreja composta de Judeus, comumente sua saudação seria "paz". Quando ele escrevia para uma igreja composta de Judeus e gentios, ele escrevia "graça e paz". Provavelmente, ele conhecia e sabia de que a igreja de Creta era composta apenas de gentios. Com isso sua saudação se refere apenas à "graça". Essa graça diz respeito a um favor não merecido, porque na realidade os gentios foram agraciados pela misericórdia do criador, mesmo não havendo anteriormente nenhuma aliança com Deus, como no caso dos Judeus.

AMÉM. Este é um dos títulos de Cristo em Apo. 3:14. Acredita-se que o uso desta palavra no final desta carta, queira indicar que Paulo esteja dizendo que, esta correspondência estava sendo enviada em nome de Cristo, que é o dono da igreja. Mas também, este amém, nos ensina sobre a assinatura de Paulo, no final de suas epístolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...