sábado, 3 de janeiro de 2015

Tito 3:8

Tito 3:8 - Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
FIEL É A PALAVRA. O que o autor estava transmitindo por meio de sua carta a Tito e por consequente a igreja de Cristo que estava na cidade de Creta era na verdade uma palavra fiel da parte de Cristo para o seu povo. Certamente Paulo estava se referindo não somente a esta sua epístola, mas também, a todos os escritos e ensinamentos transmitidos pelo Senhor Jesus e os seus representantes posteriores, apóstolos e discípulos que ficam responsáveis pela transmissão da mensagem do evangelho das boas novas, que trata da nova legislação da nova aliança de Deus com a humanidade.

E ISTO QUERO QUE DEVERAS AFIRMES. O conselho de Paulo ao seu companheiro de ministério era de que ele se ocupasse de ensinar e pregar sobre suas recomendações, quer por carta ou quando de suas pregações quando esteve pessoalmente presente com Tito e com a igreja de Cristo em Creta. O autor recomenda a Tito que ele confirme perante a igreja do Senhor Jesus que estava sob seus cuidados que esta carta do grande apóstolo era a verdade de Cristo. Cristo se revelou para Paulo de forma especial depois de sua ascensão aos céus, talvez mais do que aos outros apóstolos.

PARA QUE OS QUE CREEM EM DEUS. Esta mensagem tem endereço certo, que era a igreja de Cristo, todos aqueles que um dia se converteram ao cristianismo, pelo poder do evangelho libertador de Cristo Jesus. Neste tempo, a comunidade cristã estava sendo edificada e em estado de desenvolvimento, portanto, precisava das recomendações apropriadas das doutrinas cristãs para se firmar nos caminhos do evangelho das boas novas. Assim como Paulo tinha a missão em alcançar novos campos missionários, ele também se preocupava na firmeza dos já alcançados.

PROCURE APLICAR-SE AS BOAS OBRAS. O bom conselho do apóstolo era de que os seguidores de Cristo se qualificassem no meio da sociedade como pessoas que podiam ser vistas como cidadãos praticantes de boas ações. Não que a prática de boas obras seja o meio de salvação, mas que praticar boas obras é demonstrar ser um discípulo de Cristo, porque o próprio Senhor Jesus foi o melhor exemplo de boas obras. Porque ele ia por todas as partes, fazendo o bem a todos (Atos 10:38).

ESTAS COISAS SÃO BOAS. A vida de boas práticas como representantes do reino de Cristo é na realidade dar um bom testemunho perante a sociedade de que somos luz do mundo e sal da terra. Mesmo que alguém não seja um pregador do evangelho, mas se esta pessoa é praticante de boas obras, estará dando o mesmo exemplo Cristo.

E PROVEITOSAS AOS HOMENS. Não somente como seguidores do evangelho das boas novas de Cristo, mas a sociedade ver como bom exemplo de vida, todos aqueles que são praticantes do bem e do que é certo. Quanto mais se for um seguidor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...