terça-feira, 13 de janeiro de 2015

2 Pedro 2:1

2 Pedro 2:1 - E Também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E TAMBÉM HOUVE ENTRE O POVO FALSOS PROFETAS. É provável que o autor esteja se referindo, ao tempo em que antecedeu a vinda do Messias para implantar a nova dispensação de Deus, com a humanidade pelo evangelho das boas novas. Os profetas que tiveram a aprovação de Deus e da comunidade de Israel, reconhecidos também pela igreja do Novo Testamento são aqueles que fazem parte do cânon do Velho Testamento. No entanto, fora estes tiveram inúmeros outros, principalmente no período do silêncio profético de Deus, durante mais ou menos quatrocentos anos.

COMO ENTRE VÓS HAVERÁ TAMBÉM FALSOS DOUTORES. Já no tempo do Novo Testamento, em vez dos falsos profetas, estavam surgindo uma safra crescente de falsos doutores da lei e mestres enganadores. Os chamados falsos doutores da lei eram aqueles que estavam a serviço do Judaísmo para por meio de suas falsas fábulas engenhosamente inventadas, tentarem confundir a fé dos cristãos pela legislação mosaica. Enquanto que os falsos mestres gnósticos estavam a serviço das religiões pagãs, que do mesmo modo tentavam impedir o crescimento do cristianismo por meio de suas heresias artificias, de cunho religioso, porem, enganadoras.

QUE INTRODUZIRÃO ENCOBERTAMENTE. Tanto os falsos doutores da lei, quanto os enganadores mestres gnósticos se utilização de artifícios fraudulentos para tentarem introduzir suas teses e filosofias de perdição. Eles andavam a procura dos cristãos mais simples e menos experientes no caminho do evangelho para os tirarem dos caminhos do Senhor. Mas, os seus objetivos era deter o crescimento do cristianismo. Para tanto, distorciam os ensinos do evangelho de Cristo usando a lei e as filosofias humanas.

HERESIAS DE PERDIÇÃO. As doutrinas da salvação estão contidas na mensagem do evangelho das boas novas de Cristo, que faz parte da nova aliança de Deus com a humanidade por meio da expiação de Cristo. Todavia, estes inimigos do evangelho da verdade, procuravam de todos os modos negarem estas verdades, e com isso manipulavam a lei e distorciam a própria mensagem do evangelho para alcançarem seus objetivos. Com isso confundiam os mais ingênuos com suas heresias de perdição.

E NEGARÃO O SENHOR QUE OS RESGATOU. Os Judeus negaram ao Senhor Jesus, como sendo o Messias enviado de Deus Pai. João 1:9-11 – (falando sobre Jesus) Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Já os gnósticos negavam de que o Cristo fosse o único Senhor absoluto, quando o via apenas como mais um dentro muitos outros mediadores. Os gnósticos acreditavam em Jesus apenas como um anjo de Deus ou um ser espiritual, o que eles chamava de aeons.

TRAZENDO SOBRE SI MESMOS REPENTINA PERDIÇÃO. O plano de Deus para a humanidade por meio da nova aliança de salvação em Cristo Jesus é perfeito. E negar a Cristo como único mediador entre Deus e os homens e implantador desta aliança da graça entre Deus é aceitar inexoravelmente a perdição e a condenação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...