domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:17-18

2 Pedro 1:17-18 - Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no Monte Santo.
PORQUANTO ELE RECEBEU DE DEUS PAI. A vinda e a vida de Cristo Jesus aconteceu de conformidade com o programa planejado pelo Deus Pai, Criador dos céus e da terra. É tanto que, antes mesmo do seu nascimento, o Deus de Israel já havia prometido por meio dos seus profetas a vinda do Messias para ser o Cristo, que havia de resgatar os pecadores e salvar os perdidos. E as promessas do Deus de Jacó eram de que, o Cristo seria revestido de todas as virtudes divina, assim como o Deus eterno, a prova disto é que, seu nome seria conforme a promessa, Emanuel, ou seja, Deus conosco. E na realidade o Pai deu ao seu Cristo todas as credenciais de poder e autoridade.

HONRA E GLÓRIA. Quando o autor escreve que Cristo foi honrado pelo Pai, certamente seus pensamentos estão voltados para a forma como Deus esteve presente, em todos os momentos na vida de Cristo, coroado com êxito os feitos que ele prodigalizava. E a forma como o Pai encheu de glória ao seu Filho, nos ensina sobre o poder que habitava em Jesus de Nazaré, para realizar milagres e prodígios por onde passava. Nenhum outro, nem antes e nem depois ele, teve a capacidade de fazer coisas tão extraordinárias quanto o Filho de Deus pai. Cabe destaque a ressurreição de mortos, porque ninguém tem poder sobre a vida e a morte, mas ele teve.

QUANDO DA MAGNÍFICA GLÓRIA LHE FOI DIRIGIDA A SEGUINTE VÓS. O apóstolo se refere ao momento em que esteve com Cristo no monte da transfiguração, onde Jesus tomando consigo a João, Tiago e a Pedro os conduziu ao monte santo. E estando com eles naquele lugar, transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. Esta é uma narrativa que Pedro conta não de ouvir falar, mas ele esteve presente neste momento tão especial da vida de Cristo. Esta não é uma fábula judaica ou gnóstica, que era ideologia dos homens.

ESTE É MEU FILHO AMADO. Esta citação pode ser vista em Mateus 17:5 - E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Dizer que Cristo é Filho de Deus é a mais pura verdade, uma vez que, Jesus não foi gerado por uma relação sexual entre Maria e José, mas ele foi gerado pelo Espírito de Deus. José foi o pai adotivo de Cristo, e não o progenitor de Jesus de Nazaré. Jesus é unigênito Filho de Deus.

EM QUEM ME TENHO COMPRAZIDO. Deus como o Pai de Jesus de Nazaré, teve todo prazer na vida em como viveu o seu Cristo. Tudo que Jesus fez e falou, enchia o coração do Pai de contentamento e alegria. Cristo buscou fazer a vontade do Pai em tudo que fazia, falava e pensava.

ESTANDO NÓS COM ELE NO MONTE SANTO. Este Monte Santo, a que se refere o escritor é também conhecido como Monte das Oliveiras. Este Monte é identificado como sendo o Monte Tabor, que dista cerca de duas horas de distância de Nazaré, na porção Nordeste de Jezreel. Foi chamado de Monte Santo, por conta da transfiguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...