terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tito 3:10-11

Tito 3:10-11 - Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
AO HOMEM HEREGE. Este homem herege se refere a todos aqueles que conhecendo a verdade prefere o engano e a mentira. São todos aqueles que mesmo conhecendo o evangelho preferem defender as heresias do engano religioso por interesses pessoas ou de uma organização religiosa. A mensagem do evangelho genuíno é Cristocêntrica, mas a pregação dos hereges é em defesa do sistema religioso do qual faz parte. Os hereges quando falam do evangelho, assim o fazem de forma deturpada por interesses pessoais.

DEPOIS DE UMA E OUTRA ADMOESTAÇÃO. Paulo aconselha a seu amigo Tito, que não desista destes hereges simplesmente por perceber que assim o são. Mas ele recomenda de que Tito chegue a adverti-los algumas vezes com a verdade do evangelho, até porque não se sabe de início quem tem a chamada de Cristo para a salvação. Como no caso de Paulo, que de princípio resistiu, porem mais tarde se converteu e se tornou um grande missionário cristão a serviço do reino de Cristo.

EVITA-O. No entanto, depois de exortá-los várias vezes e chegando a conclusão de que não tem jeito de se converterem, então, procura evita-los. O que o autor estava tentando explicar para Tito era de que, não perdesse mais seu precioso tempo, tentando convencer aos hereges de que eles estavam errados. E na realidade não devemos discutir com ninguém a cerca do evangelho. O nosso dever é pregar e não brigar ou discutir com as pessoas a cerca das coisas do evangelho de Cristo Jesus.

SABENDO QUE ESTE TAL. Quem é este tal? São aqueles que resistem de forma impertinente aos mensageiros do evangelho da verdade. São aqueles que seguem um sistema religioso e não ao verdadeiro cristianismo. São aqueles que estão a serviço de uma religião e não do reino de Cristo. São os hereges que não se convertem.

ESTÁ PERVERTIDO. O herege está contaminado com o vírus da rebelião e da apostasia. Ele acha que está correto nas suas ideologias e não pretende ser transformado pela mensagem do evangelho das boas novas. O herege é um religioso e não um cristão verdadeiro, isso porque ele defende a sua religião e não o evangelho. Ele briga e até ofende ao seu próximo em nome de seu sistema religioso.

E PECA. O herege peca, porque não faz a vontade de Deus conforme a sua palavra, uma vez que, ele não se importa com as coisas do reino de Cristo, mas sim, com os interesses de sua religião ou crenças pessoais. O herege peca, porque vive dominado pela rebelião e apostasia contra o evangelho de Cristo. Ele peca contra Deus e contra o seu próximo, porque coloca a sua religião acima das coisas do evangelho de Cristo.

ESTANDO JÁ EM SI MESMO CONDENADO. O herege é um tipo de pessoa que não tem lugar para a transformação de vida. Ele acha que suas crenças e ideologias estão mais corretas do que a verdade do evangelho do Senhor Jesus. Ele não têm lugar em sua alma para que o Espírito de Deus possa lhe transformar em uma nova criatura. É um cego que só enxerga as regras de sua religião, e não tem visão para ver as maravilhas da graça de Cristo. Sua reprovação se deve por não crer no evangelho da libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...