domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:9

2 Pedro 1:9 - Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
POIS AQUELE EM QUEM NÃO HÁ ESTAS COISAS. Seja ele quem for, cristão ou não, seja incrédulo ou ímpio, frequentares de denominações ou que nunca pise o pé em nenhuma delas. Sejam os materialistas ou os homens naturais, os profanos ou religiosos. Se não desenvolver as virtudes positivas alistadas pelo escritor, não passa de um deficiente visual, das coisas espirituais. Estas coisas a que se refere o autor desta carta, dizem respeito a sua lista de virtudes tais como: Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade. E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Estas virtudes positivas como frutos de uma vida cristã autêntica é o colírio da visão da alma.

É CEGO, NADA VENDO AO LONGE. Quem não busca estas virtudes positivas do reino de Deus, mediante uma íntima comunhão com o Espírito Santo, não passa de um cego, nada vendo ao longe. Neste caso o escritor fala em alegoria sobre a visão da alma e não da visão física. O ímpio, o incrédulo, o homem natural, o ser humano materialista e terreno, pode ter uma visão física perfeita, que ver além a conta, mas se não busca as virtudes espirituais é considerado como cego pelas sagradas escrituras. Nada vendo ao longe, se refere aos olhos da fé e da esperança, pelas quais coisas é que vemos e esperamos as coisas do porvir, ou seja, as coisas da salvação e da vida eterna. É pela visão da fé e da esperança que aguardamos as promessas de Deus para o nosso futuro.

HAVENDO-SE ESQUECIDO. Certamente, o pensamento do escritor trata da obra perfeita de Cristo em prol dos seres humanos. Ninguém deve se esquecer dos benefícios proporcionados pela missão do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Uma vez que, o seu sacrifício voluntário, fui à oferta aceitável pelo Criador como a obra de expiação pelos pecados da humanidade. A amnésia não pode nem deve ter efeito sobre a nossa alma, no sentido de roubar de nós a lembrança, que deve sempre estar presente em nossos corações de que, sem o sacrifício de Cristo, não há remissão de pecados. Razão porque, a ceia do Senhor é um memorial disto a ser celebrado pela igreja de Cristo, até a volta do mesmo para realizar o arrebatamento.

DA PURIFICAÇÃO. A missão do Cristo de Deus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, teve e tem um efeito purificador de nossas almas, das antigas ofensas contra Deus. Com isto concorda o profeta Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

DOS SEUS ANTIGOS PECADOS. Com a prática da desobediência de Adão e Eva, a partir de então, foi deflagrado o pecado universal, e a história da humanidade, antes da vinda do Messias de Deus comprova isto. De forma que, o evangelho confirma que em Adão, todos pecaram, como também afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Na nova dispensação, quem não recebe a Cristo como Senhor e Salvador, continua no mesmo estado negativo da rebelião e apostasia universal da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...