domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:2

2 Pedro 1:2 - Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor.
GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus, eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Cristo Jesus. A palavra graça quer dizer: favor não merecido, porque na realidade a nova aliança da graça de Deus recaiu sobre os gentios, que não mereciam este favor divino.

E PAZ. Em termos de Saudação, era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação, realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

VOS SEJAM MULTIPLICADAS. O que o escritor deseja para os seus leitores, é que todos fossem realmente alcançados abundantemente com a graça de Deus e de Cristo, e que a paz entre o Criador e as suas criaturas fosse o vínculo mais forte de ligação entre ambas às partes. Esta graça e a paz como pontes de ligação entre os homens e Deus, por meio de Cristo e mediante o evangelho das boas novas, resulta em reconciliação plena em todo o cosmo. E a multiplicação destas dádivas divina na vida dos cristãos, tem como efeito a salvação e a vida eterna. O autor desta carta já desfrutava destes benefícios de Deus por meio de Cristo, e ao mesmo tempo deseja que esta mesma graça chegue aos seus leitores, como algo que produz paz e reconciliação.

PELO CONHECIMENTO DE DEUS. O fato de crescermos no conhecimento de Deus, é que nos leva a receber mais e mais desta graça e paz. Quanto mais buscarmos ao Senhor, mais ele vai se revelar para nós. E buscar conhecer a Deus é viver uma vida intensa de comunhão com ele. Quanto mais conhecemos ao Senhor é que nos faz buscamos realizar a sua vontade. E este conhecimento de Deus está disponível na sua palavra. Além de todas as coisas criadas, de alguma forma, revelarem quem é o Criador.

E DE JESUS NOSSO SENHOR. Para se desfrutar da graça de Deus, e ser beneficiado pela sua paz, se faz necessário conhecer quem é efetivamente O Senhor Jesus Cristo, e o que ele fez em favor de toda a criação, e em especial pela sua igreja que ele comprou e remiu pelo seu sacrifício. A história de Jesus Cristo ensina sobre a reconciliação entre Deus e os homens, e representa as misericórdias do Criador com sua criação inteira, principalmente com a igreja remida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...