domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:1

2 Pedro 1:1 - Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
SIMÃO PEDRO. Pedro também é chamado de Simão. Ele é o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos, Negou a Cristo três vezes na hora da provação. Confessou que Cristo era o filho de Deus, era o discípulo mais chegado de Jesus dentre todo o grupo dos doze, e provavelmente o porta voz de todos. Teve uma grande importância para o ministério de Cristo, e exerceu um papel fundamental no início da igreja primitiva. Era uma pessoa de temperamento forte, ao que tudo indica só veio a se converter de verdade, depois da ressurreição de Cristo, apesar de andar e seguir a Cristo, o Mestre.

SERVO E APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. A menção feita pelo autor como apóstolo de Jesus Cristo confere autoridade ao conteúdo de sua epístola. Até porque o título de apóstolo neste tempo da igreja primitiva estava revestido de uma importância muito grande. Enquanto Cristo estava entre o grupo dos doze, todas as atenções estavam voltadas para o Mestre, dada a sua importância para o cristianismo, Com a saída de Cristo da terra, o grupo dos doze passou a ter um papel fundamental como autoridade da igreja. E Pedro se encaixa bem no perfil de apóstolo, pelo fato de que ele esteve o tempo todo com Jesus, durante o seu ministério. Como servo Pedro demostra sua simplicidade diante do grande e importante ofício apostólico que lhe foi confiado.

AOS QUE CONOSCO ALCANÇARAM FÉ IGUALMENTE PRECIOSA. Esta expressão feita pelo Apóstolo Pedro denota o caráter universal de sua carta, quando não é direcionada a nenhuma comunidade cristã específica, mas a todos que em qualquer lugar confessam a preciosa fé em Cristo Jesus, o Salvador. A fé cristã não vem por meio de tradições religiosas, mas é a busca individual por ela, que faz com que o ser humano possa confessar ser um cristão verdadeiro. Todo aquele que verdadeiramente alcançam esta preciosa fé no nome glorioso de Cristo pode dizer que é um cristão.

PELA JUSTIÇA DE NOSSO DEUS. A maioria dos comentaristas e interpretes do evangelho concordam de que, esta frase diz respeito a Jesus Cristo, como sendo Deus. E a vida e o ministério do Senhor Jesus, dá provas cabais e irrefutáveis de que ele era, é, e sempre será Deus. Antes mesmo da vinda do Messias, um dos seus títulos já o classificava como Deus. “Emanuel”, que quer dizer; Deus conosco. João 10:30 – Disse Jesus; Eu e o Pai somos um. Os seus atributos também comprovam a sua divindade.

E SALVADOR JESUS CRISTO. O próprio nome do Filho de Deus o define como Salvador, por que o Nome “Jesus”, quer dizer Salvador, porque ele veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). E Cristo nos fala da missão do Messias e de quem ele realmente é. Jesus Cristo é o Messias de Deus, enviado e ungido do Senhor, que também é o Emanuel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...