segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:21

2 Pedro 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
PORQUE A PROFECIA. Como podemos entender a profecia? Deus é Espírito, mas como Criador que se importa e intervém na história da humanidade, ele estabelece comunicação com os homens para expressar suas vontades. Nestes atos de comunicação entre Deus e os seres humanos, ele usa seus profetas para falar o que há de acontecer, imediatamente, a médio ou longo prazo. A comunicação da mensagem de Deus por meio dos seus profetas é que se dar o nome de profecia. Geralmente a profecia é escatológica porque nela Deus revela o que há de acontecer, antes do anunciado ser feito. Somente Deus pode fazer isso.

NUNCA FOI PRODUZIDA. Falar sobre profecia não é a mesma coisa que se referir a todo o conteúdo da bíblia. Certamente isto vai de encontro com os praticantes da bibliolatria. Assim afirmam os que defendem a tese de que a bíblia contem a palavra de Deus, e não que a bíblia é a palavra de Deus. No entanto, podemos afirmar que, as partes proféticas das sagradas escrituras nunca foram produzidas como fruto da imaginação de quem quer que seja. As profecias que estão registradas desde o primeiro livro da bíblia até o seu último, e principalmente o seu último, que é o livro de apocalipse, essas sim foram produzidas pela inspiração divina.

POR VONTADE DE HOMEM ALGUM. Quando pregamos para os incrédulos sobre as coisas que estão registradas na bíblia, comumente eles afirmam: A bíblia foi feita pelos homens. Até certo ponto é compreensível que pensem assim, por não conhecerem a essência das sagradas escrituras. Mas precisamos lhes mostrar este texto como prova escriturística de que, a mensagem profética da bíblia não é de autoria de homem algum. Não é produto das ideologias de homem algum. Não é o resultado de uma obra literária meramente humana, nem da vontade dos homens.

MAS OS HOMENS SANTOS DE DEUS. A explicação real. Homens santos de Deus. Os santos a que se refere o texto, não diz respeito a quem já partiu desta vida para uma outra dimensão da existência humana. Quando se diz: Homem santo de Deus, quer dizer: homem separado para realizar a vontade de Deus em cumprir um ministério profético nesta terra. Os verdadeiros profetas de Deus foram usados pelo Senhor de forma especial para falarem as verdadeiras palavras do Senhor. Onde o único interesse que prevalecia era transmitirem uma mensagem vinda do coração de Deus para os homens. Os profetas de Deus foram instrumentos da comunicação divina de Deus para os homens.

FALARAM INSPIRADOS. As palavras pregadas e proferidas, que depois foram escritas, pelos profetas de Deus, não dependiam da inteligência ou sabedoria dos homens de Deus que profetizaram. Esta inspiração é a mais pura revelação dos mistérios de Deus aos profetas. Pode-se observar que, a maioria dos profetas foram homens simples, porem, usados pelo Espírito de Deus para transmitirem uma mensagem de Deus aos homens.

PELO ESPÍRITO SANTO. À bíblia contem uma variedade de material literário bastante diversificado, porem, o seu conteúdo profética é totalmente de cunho religioso, porque o Espírito de Deus usou os profetas para transmitirem instruções ao povo de Deus, sobre como executar a vontade do Senhor. O Espírito de Deus é o grande inspirador das literaturas religiosas do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...